16/06/2016  às 16hs11

Tecnologia

Você já teve uma crise nas Redes Sociais?


Foto: Divulgação

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A rede social é o espaço mais dinâmico onde empresas e consumidores tem a mesma voz. Isto é maravilhoso, pois oportuniza um vínculo jamais imaginado alguns anos atrás. Quanto mais você reúne pessoas ouvindo a história da sua marca, maior a possibilidade de um cliente insatisfeito chegar até você. E isso não é de todo ruim, afinal é a sua oportunidade de resolver esse problema e de reconstruir o relacionamento que poderia ser perdido. E, se você não é uma empresa que presta um péssimo trabalho, você sempre terá mais pessoas engajadas e felizes com seu conteúdo do que o contrário.

Quem ainda não teve um problema com reclamação de um atendimento ou até mesmo de um produto que deu defeito - se prepare - esse dia vai chegar e você precisa saber o que fazer. Não é para ter medo e sim para ter soluções previamente pensadas para de fato resolver o problema com o cliente e não deixar você com uma fama ruim na internet e consequentemente na história da sua marca.

Se você realmente leva a sério os problemas da sua empresa, você precisa de uma cartilha de crise para as redes sociais. Um manual que ajudará com respostas estratégias, além de fazer você não perder os cabelos pensando em uma solução quando algum problema acontecer. É imprescindível que você reúna todas as reclamações já existentes, as possíveis e até problemas com catástrofes entre outras. Ao planilhar essas situações você colocará as respostas para todas elas e poderá passar ao setor jurídico que vai auxiliar nos problemas mais sérios.

Outro ponto estratégico é definir quem serão as pessoas responsáveis pelas situações de problemas, quem poderá ser acionado a qualquer hora do dia caso venha a acontecer uma crise nas suas redes sociais. Comentários negativos podem destruir toda uma reputação construída, então vamos para a velha máxima: melhor prevenir do que remediar.

Um plano para gerir uma crise digital vai auxiliar a mapear uma sequência lógica das ações que devem ser tomadas para neutralizar ou minimizar a situação. O mais importante de tudo, é que essas respostas sejam verdadeiras e transparentes. Desta forma sua empresa se sairá bem, pois estará comprometida com a veracidade dos fatos e preocupada com o seu consumidor. 


16/06/2016  às 16hs11