09/08/2019  às 12hs56

Entretenimento

XIX Festa do Vinho: Um brinde à tradição

Realizado desde 1984, em Urussanga, um dos eventos mais tradicionais da região e do estado, chega à 19º edição e segue até domingo, dia 11.


Foto: Balada Biz

Foto: Balada Biz


Um dos eventos mais tradicionais da região Sul de Santa Catarina, realizado desde 1984, há 35 anos, atrairá visitantes de todo o estado a Urussanga até este domingo, dia 11. A abertura oficial da Festa do Vinho ocorreu nesta quarta-feira, dia 19, com show de Marília Mendonça. Nesta quinta-feira, dia 8, foi a vez de Wesley Safadão atrair uma multidão ao Parque Municipal. A expectativa é que entre 50 e 60 mil pessoas passem pelo evento.


As apresentações de artistas nacionais e locais, a gastronomia e, claro, o vinho formam o leque de atrações que garantem o sucesso deste consagrado evento. “A Festa do Vinho será para todos nós mais uma grande oportunidade para manifestarmos os nossos valores culturais, nossos produtos típicos, entre tantas outras manifestações que serão vivenciadas durante os dias da festa. E é com grande responsabilidade e alegria que receberemos a todos no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira durante os próximos dias que serão tão especiais”, enaltece o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier.


Para o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) e diretor de Turismo de Urussanga, Sergio Luiz Maccari Junior, além das atrações nacionais, o evento pretende enaltecer o que há de melhor na cidade e região. "Todas as noites, a primeira apresentação é sempre de atração italiana com o intuito de valorizar, resgatar e manter essa origem. Buscamos sempre apresentar estes artistas para o público da Festa do Vinho porque, para nós da região, pode ser algo comum, mas para pessoas de outros locais é algo diferenciado”, afirmou.


“Associações e entidades também se farão presentes com uma gastronomia típica italiana das mais variadas formas e sabores, com diversos pratos saborosos. Por isso, a recomendação é que as pessoas se dirijam ao evento cedo para que encontrem estacionamento de forma tranquila, para jantar ou almoçar com calma e depois aproveitar as apresentações artísticas. Este conjunto todo é o que representa a Festa do Vinho. Esses diferenciais somados ao Parque Municipal. E para que o evento ocorra bem, trabalhamos para que tudo ocorra de forma correta”, acrescentou o organizador.


Gastronomia com pitada de filantropia


São as mãos e dedicação de voluntários ligados a entidades de Urussanga também protagonistas da XIX Festa do Vinho. Um dos pontos fortes do evento é a gastronomia diversificada com o sabor especial da filantropia, harmonizada com os vinhos da cidade. Urussanga é reconhecida como a Capital Catarinense do Bom Vinho e está inserida no território detentor da Indicação de Procedência denominada Vales da Uva Goethe, que produz frisantes, espumantes e vinhos brancos. Os produtos são comercializados pelas vinícolas durante a Festa do Vinho 2019.


Além disso, entidades, clubes de serviço e associações culturais oferecem aos visitantes mais de 20 opções gastronômicas diferentes distribuídas em espaços diversos. Desta forma, o público que aprecia os pratos do evento colabora com causas sociais, culturais e educacionais. Nesta edição, estarão à disposição dos turistas, pizza, risotto, nhoque, macarrão, pastin (x-polenta), petiscos, comida típica italiana, derivados de carne suína, hambúrguer, sopa de cappelletti, polenta cremosa, lasanha e café colonial. Destaque também para as novidades, tais como frangos fritos pela associação de bairro Amodamas e o panino italiano das associações Trevisani de Urussanga e Friulanos.


Estacionamento terá preço máximo de R$ 20,00


As pessoas interessadas em trabalhar com estacionamento particular durante o evento fizeram um cadastro junto à Comissão Central Organizadora. Este trabalha ocorre em conjunto com a Polícia Militar, que verificou, inclusive, os antecedentes criminais para liberar as autorizações. Todos os estacionamentos devidamente credenciamentos terão uma placa com identificação. Além disso, os profissionais em atuação farão uso de um colete padrão. O valor máximo que poderá ser cobrado também foi pré-estabelecido pelo preço de R$ 20,00.


Entrada gratuita neste sábado e domingo


Nos primeiros três dias de evento – quarta, quinta e sexta – os portões são abertos a partir das 19h. No sábado, 10, a abertura será às 10h. Neste dia, quem entrar até as 16h poderá permanecer até o momento do show principal, com Titãs, com início às 23h30min, sem pagar ingresso. Já no domingo, 11, Dia dos Pais, a abertura se dará às 9h e quem entrar até as 14h terá oportunidade de ficar para o show com o DJ Alok, com início às 22h, de forma gratuita. Diversas atrações, além da gastronomia e do vinho, estarão à disposição do público durante todo o dia.


Ainda há muito por vir, não perca


A XIX Festa do Vinho está sendo realizada entre os dias 7 a 11 de agosto, no Parque Municipal de Urussanga. A expectativa é que milhares de visitantes passem pelo evento. Artistas como Marília Mendonça e Wesley Safadão já subiram ao palco nesta quarta e quinta-feira. Nos três dias restantes será a vez Yasmin Santos (sexta), Titãs (sábado) e Alok (domingo). Ingressos individuais e passaportes que dão acesso ao evento estão à venda pelo site Minha Entrada. A realização é da Prefeitura Municipal, por meio da Comissão Central Organizadora, e da empresa X9 Promoções Artísticas, em parceria com as entidades e associações culturais do município.


09/08/2019  às 12hs56