Seu cliente vai amar! Por Lucia Búrigo.
Pensa em você num dia carregado, totalmente atrapalhada com a escassez de tempo para dar conta da vida, naquele corre que cada um aqui conhece bem…e você vai ao mercado, ao lado de casa, pra uma comprinha ingênua de meia dúzia de itens. Pois é, de repente seu carrinho está repleto de coisas inesperadas que saltam das prateleiras lembrando que a sua lista, pra variar, está incompleta. Você lidando contra o relógio e a coluna (pensando em carregar aquele peso todo) e de repente, do nada, escuta em alto e bom som: Fulano, vem aqui e dá uma mão pra nossa amiga pra levar em casa essa comprinha.
Não, não era a voz do anjo sussurrando em seu ouvido. Era a voz da querida Mariza, gerente do supermercado, que parece uma pitonisa adivinhando os desejos de seus clientes de todo dia. Não pedi, não foi preciso. Ela lembrava que há alguns dias estava com minha acessibilidade comprometida e antes mesmo que eu solicitasse a ajuda de alguém, ela se antecipou. Isso mesmo. Marketing genuíno, autêntico e da melhor qualidade. Atenta as necessidades de seus clientes fiéis, ela se adiantou e foi solução, enquanto muita gente insiste em ser problema e só dificulta. Aliás, o verbo adivinhar não cabe aqui, pois foi a observação que fez com que ela resolvesse aquilo que nem eu havia premeditado.
Falei da minha hora esgotadíssima e ela de pronto disse: “Mando ali, não te preocupa, tem alguém em casa? Se não tiver, levamos mais tarde”. Ou seja, enquanto um monte de gente faz que nem vê o que cliente precisa, pra não ter que se mexer, ela vai abrindo um leque de soluções. É ou não é sensacional? Às vezes pensamos em alternativas mirabolantes para atrair e conquistar clientes e não praticamos o básico, que surpreende e apaixona.
Sim, é isso mesmo. É como nas relações afetivas. Quando você presta atenção no outro, consegue ser mais assertivo em suas ações que acabam criando conveniências, vão transformando a vida, tornando tudo mais simples e fica quase impossível se imaginar sem o outro. É ou não é? Ao passo que ao contrário, a falta de observação cria distanciamento. Pense nisso, no seu negócio não é diferente. Simplifique a vida do seu cliente. Ele vai amar.
Lúcia Búrigo – Sócia da Bossa Experiências Criativas, profissional de marketing e comunicação