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Empresas recebem Desafio de Inovação em encerramento do Projeto Clube do Jovem Empreendedor

Iniciativa da Prefeitura Municipal de Criciúma, em parceria com a Associação Empresarial de Criciúma, buscou desenvolver competências empreendedoras nos estudantes

Por Ligado no Sul06/12/2022 11h00
Foto/Divulgação ACIC

Os resultados do Projeto Clube do Jovem Empreendedor, iniciativa da Prefeitura Municipal de Criciúma, em parceria com a Associação Empresarial de Criciúma (Acic), foram alcançados. A avaliação dos organizadores é extremamente positiva, confirmando a continuidade do projeto para o próximo ano.

Com o objetivo de desenvolver competências empreendedoras nos estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, o Projeto Clube do Jovem Empreendedor envolveu mais de 300 alunos de 23 escolas do município.

Dentro das ações do projeto, que seguiu a metodologia do Sebrae Jovens Empreendedores Primeiros Passos, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com empresários, por meio de visitas às escolas e também às empresas, compartilhando suas experiências. Diretores da entidade empresarial apadrinharam as escolas participantes do projeto.

O encerramento da primeira edição do projeto ocorreu na última semana, com a realização da 1º Feira de Empreendedorismo Estudantil, no Teatro Elias Angeloni, na qual as empresas foram homenageadas com uma placa de reconhecimento.

Também receberam das mãos dos alunos um projeto de melhorias, com sugestões criativas para aperfeiçoar produtos e serviços, baseadas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), denominado Desafio de Inovação. Os estudantes sugeriram estratégias voltadas para diversas áreas das empresas, como acessibilidade, comunicação, gestão de pessoas e gestão comercial.

“A união entre as empresas, Administração Pública e escolas, ajudando na motivação de todos os envolvidos diretamente com a educação, foi fundamental para o sucesso do projeto, que visa contribuir com o estímulo ao empreendedorismo nos jovens estudantes, conscientizando sobre as potencialidades e oportunidades existentes no mercado de trabalho”, enaltece o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

“A iniciativa foi muito importante também para despertar nos estudantes a continuidade dos estudos, seguindo agora para o Ensino Médio, motivando-os para os cursos técnicos, aproximando esses jovens da realidade do mercado, despertando a vocação profissional”, acrescenta. Zanette é administrador das Empresas Rio Deserto, que apadrinharam as escolas Professora Iria Zandomênego De Luca e Serafina Milioli Pescador.

O secretário municipal de Educação, Celito Cardoso, também ressalta o sucesso da iniciativa e o envolvimento da associação empresarial. “O grande brilho do projeto foi sem dúvida o apadrinhamento pelos empresários. Não fosse essa iniciativa, não teríamos um final tão empolgante e modificador do pensamento dos estudantes”, considera.

“A participação dos empresários, com a visita nas unidades escolares e dos alunos nas empresas, foi o ponto alto desse projeto. Eles conseguiram, através dessa participação, aproximar uma realidade totalmente nova na vida desses jovens”, completa Cardoso.

“O Clube Jovem Empreendedor foi muito além do que esperávamos. Encontramos na Acic uma forte parceira. Foi por meio da entidade que conseguimos chegar no apadrinhamento das empresas. A parceria do Poder Público, empresários e escolas deu muito certo”, avalia o gerente de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação Municipal, Edson Silva.

Adesão de mais alunos em 2023

Conforme o secretário Municipal de Educação, o projeto terá continuidade em 2023, com a adesão de mais estudantes. “Este ano, tivemos 340 estudantes e a expectativa para 2023 é de adesão de pelo menos 500 alunos, quase 50% do total de formandos do nono ano. Estamos formando 1.296 alunos do nono ano, em 2022”, informa.

“Esse projeto de empreendedorismo estimulou os jovens a não pararem suas carreiras escolares. Temos a segurança que todos irão continuar os seus estudos para o Ensino Médio e, mais do que isso, indo orientados nas áreas que eles gostariam de fazer as suas especializações”, comemora Cardoso.

Experiência dos empresários

Os empresários também relatam suas experiências com o projeto e reforçam o quão importante é essa iniciativa. “Acreditamos que tenha sido um momento muito enriquecedor para os estudantes, que puderam sair da realidade da escola e conhecer o funcionamento de uma empresa”, aponta o diretor geral da Plasson do Brasil, Franke Hobold, também vice-presidente da Acic.

“É uma oportunidade para iniciarem as descobertas por qual profissão querem seguir, abrindo o leque de oportunidades e perspectivas”, destaca Hobold. A Plasson apadrinhou duas escolas, José Francisco Bertero e Casemiro Stachurski.

“Foi uma experiência muito bacana, especialmente para os estudantes, que puderam conhecer o funcionamento de uma empresa, seu processo produtivo e os desafios de se empreender. Tiveram a oportunidade de conhecer a realidade prática de um negócio. Para nós também foi um momento muito enriquecedor, uma troca muito valiosa”, salienta o diretor da Acic, Gabriel Damiani, gerente de atacado da Damyller, que apadrinhou a Escola José Contim Portella.

Damiani relata ainda detalhes do Desafio da Inovação, entregue pelos estudantes à empresa. “Eles fizeram uma sugestão muito interessante para que melhorássemos o espaço de lazer aos colaboradores, sugerindo que a nossa biblioteca, pouco aproveitada, seja adequada para um ambiente de descanso”, revela.

“Foi uma noite muito especial de encerramento desse importante projeto. Em todos os momentos, percebemos o brilho nos olhos dos estudantes, absorvendo muito tudo que foi compartilhado durante todo o ano”, comenta o empresário Humberto Marcon Fascin, da Plascin Soluções em Plástico, também diretor da Acic, que apadrinhou a Escola Jorge da Cunha Carneiro.

“Nos surpreendeu o Desafio de Inovação entregue para cada empresa. São sugestões muito pertinentes em diversas áreas das empresas, baseadas na sustentabilidade, com plano de ação e investimentos. Para a nossa empresa foi proposta uma melhoria na área relacionada à saúde dos trabalhadores”, conta Fascin.

Educação empreendedora

“Esse movimento dos alunos de visitarem as empresas e vice-versa reforçou a valorização dos estudos, da dedicação e de ser alguém responsável, uma vez que estão construindo o futuro deles, e não é cedo para pensar no seu futuro profissional. O que aprenderam neste ano irá ajudá-los muito não somente nessa nova etapa do Ensino Médio, mas também na sequência”, coloca Karine Luiz Calegari Mrotskoski, uma das coordenadoras do projeto.

Ela explica que o Município promoveu, além do Projeto Clube do Jovem Empreendedor, outra importante ação voltada para a educação empreendedora. “Também trabalhamos com os terceiros anos das escolas integrais na atividade complementar de educação ambiental e desenvolvimento sustentável com as oficinas de brinquedos ecológicos”.

 

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