Em Içara, castrações já podem ser agendadas por serviço online
O procedimento gratuito é oferecido para cães e gatos sem raça definida, de população de baixa renda e/ou de agricultores de Içara.
O Governo de Içara, ampliou os serviços oferecidos pelo Sistema de Gestão Ambiental (Sigea). Agora, além de solicitar licenciamentos e fazer denúncias relacionadas ao meio ambiente no site da Fundação (fundai.sc.gov.br), também é possível agendar castrações de cães e gatos.
“A proposta visa facilitar a vida do contribuinte, que antes necessitava comparecer na Fundação para realizar o agendamento, o que já é possível sem sair de casa. Assim fechamos um ciclo, pois quando assumimos os serviços eram oferecidos de forma presencial e agora todo o nosso sistema está digitalizado. Na era tecnológica, temos que nos adaptar para otimizar os processos”, destaca o superintendente da Fundai, Ibanez Zanette.
“Mais uma ferramenta que visa facilitar a vida dos içarenses, reduzir danos ambientais e gerar economia, pois haverá diminuição do consumo de papéis. Além disso, tudo o que pudermos utilizar para dar maior agilidade nos trâmites burocráticos dos setores públicos, será feito”, assinala a prefeita, Dalvania Cardoso (PP).
Sobre o agendamento e castração
Além das informações do dono e das características dos animais que serão castrados, é preciso anexar à solicitação o comprovante de que o tutor do animal é morador de Içara (comprovante de residência) e, ainda, um documento com foto.
O procedimento gratuito é oferecido para cães e gatos sem raça definida, de população de baixa renda e/ou de agricultores de Içara. No dia da castração, o animal precisa estar em jejum de 8h de água e de comida. Deve ainda estar em bom estado de saúde. Os animais de rua também podem ser castrados desde que algum responsável possa cuidar nos sete dias posteriores à operação.