Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Ei líder! É, você mesmo! Por André Merino.

Por André Merino06/02/2023 15h00

Conversando com um amigo que é gestor de uma equipe com, mais ou menos, 70 colaboradores, que reclamava do baixo desempenho dela, me disse a seguinte frase: “eu gostaria que as pessoas fizessem o trabalho como eu faria se estivesse no seu lugar”.

Ei líder! É, você mesmo! Em algum momento da sua carreira, como gestor, você já disse essa frase? Respire por alguns segundos e responda sinceramente.

Há uma grande chance sim de você  e outros líderes terem dito essa frase e não me excluo desse grupo.

A principal mudança ao se tornar líder é perceber que não será mais reconhecido somente por suas habilidades técnicas e que será cobrado, principalmente, pela capacidade de gerir pessoas e levá-las a alcançar os melhores resultados.

O conceito mais conhecido de liderança é: “habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum”.

Você deve estar pensando: não é fácil convencer as pessoas a realizarem as tarefas/projetos da forma correta. Eu te pergunto: a forma correta para quem? Para você?

Eu entendo que o maior desafio da liderança é montar uma equipe que possua todas as habilidades necessárias para superar qualquer obstáculo que possa surgir. Mas é preciso entender que você, líder, não pode ser um desses obstáculos, é preciso extrair dos colaboradores o melhor que eles tem a oferecer e deixá-los trabalhar, sem necessidade de microgerenciar e controlar tudo o que a sua equipe faz.

Eu sempre digo que se você contrata um profissional por suas competências e precisa ficar controlando e decidindo em tudo o que ele faz, algo está errado: ou ele não é tão competente ou você, líder, não foi competente ao contratá-lo ou capacitá-lo. Na minha visão, se eu contrato um profissional que julgo competente, o meu papel como líder é passar as diretrizes da tarefa/projeto, informar as metas/objetivos, dar o suporte necessário e cobrar conforme prazo combinado. Simples assim! Faz sentido para você?

O líder eficaz precisa fazer cada vez menos para realizar cada vez mais! Para ser um líder verdadeiramente eficaz, você deve ser um facilitador, facilitando o desempenho sem interferir no trabalho. Conheça as habilidades e características de cada integrante da sua equipe e encoraje-os a assumirem a responsabilidade por serem os especialistas e porque você, líder, confia e acredita na capacidade deles. Imagine-se falando a um colaborador seu, a seguinte frase: quero que você lidere o projeto por ser o especialista no tema e não vou interferir nas suas decisões. Conseguiu se imaginar?

Enquanto líder, precisamos ter ao nosso lado pessoas que sejam boas, principalmente, naquilo que eu tenho deficiência, para que possam me completar e, juntos formarmos uma equipe de excelência. Precisamos dar espaço e extrair o melhor de cada um para, aí sim, trilharmos o caminho dos melhores resultados.

A sua liderança é quem deve ser protagonista e não você!

Ei líder! É, você mesmo!

Pense nisso!

 

André Merino

www.andremerino.com.br

Críticas e/ou sugestões pelo e-mail: [email protected]  ou WhatsApp:  (13) 99799-8484.

@andremerino06 e @podcastdespertandoinsights

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS