Vendas de veículos novos crescem 10% no primeiro bimestre em SC
Mais de 24 mil unidades foram emplacadas no Estado nos dois primeiros meses de 2023, contra 21 mil no mesmo período do ano passado
Começa em alta as vendas de veículos 0km em Santa Catarina, mais de 24 mil unidades foram emplacadas em janeiro e fevereiro, 10% a mais comparado com o mesmo período do ano passado.
O avanço é compartilhado entre diversos seguimentos, como automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e motocicletas, todos com aumento nas vendas neste ano.
Para o diretor da da Federação Nacional da distribuição de veículos automotores de Santa Catarina, Marcos Paulo Marcílio a baixa venda de carros 0 km no ano passado se deu pela falta de alguns componentes. ” Essa situação já está resolvida, então agora a gente volta a ter disponibilidade de produtos para atender os consumidores catarinense. Precisamos esperar como é que se comporta estes primeiros cem dias e a gente tem certeza que vamos construir um ano muito importante para um segmento tão forte como é a cadeia automotiva para o PIB brasileiro”, destaca.
O crescimento das vendas em Santa Catarina no primeiro bimestre é superior ao registrado na média brasileira que foi de 5,4%.
De acordo com o Presidente da Associação Nacional dos fabricantes de veículos automotores, Márcio de Lima Leite, em relação ao ano de 2022, a produção teve um crescimento de 0,8 %, 45% na venda de carros eletrificados e quase 80% nos veículos elétricos. “Isso demonstra uma tendência natural de crescimento das novas tecnologias”.
No estado, apenas dois seguimentos registraram queda nas vendas no primeiro semestre, ônibus e implementos rodoviários. Mais de 5,7 milhões de veículos estão em circulação em Santa Catarna, carros são maioria com quase 3,2 milhões de unidades.
*Com informações Acaert