Aumento no número de casos de Dengue em Santa Catarina
Nos últimos meses, o Brasil tem enfrentado um aumento significativo nos casos de dengue. Cinco estados brasileiros estão atualmente em situação de epidemia da doença, entre eles Santa Catarina.
De acordo com especialistas, a epidemia de dengue está relacionada com o aumento das chuvas e temperaturas mais altas, que favorecem a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
Além de Santa Catarina, outros quatro estados também estão em situação de epidemia: Paraná, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais. Em todo o país, o número de casos de dengue já ultrapassa os 270 mil, um aumento de mais de 50% em relação ao mesmo período do ano passado.
Diante dessa situação, é fundamental que a população esteja atenta aos sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor no corpo e nas articulações, além de manchas vermelhas na pele. Caso esses sintomas sejam identificados, é necessário procurar um médico imediatamente para evitar complicações.
Além disso, medidas de prevenção também são essenciais para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, como o uso de repelentes, o descarte correto de lixo e a eliminação de possíveis criadouros, como pneus, vasos de plantas e recipientes que possam acumular parada água
É importante ressaltar que a dengue é uma doença grave e pode levar à morte. Portanto, é fundamental que todos se unam na luta contra a epidemia, adotando medidas de prevenção e procurando atendimento médico em caso de suspeita da doença.