Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Sessões de equoterapia são oferecidas gratuitamente em Urussanga

Por Ligado no Sul31/03/2023 13h53
Foto: Prefeitura de Urussanga

Desde abril de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde de Urussanga oferece sessões de equoterapia gratuitas para a população da cidade. A equoterapia é uma terapia assistida por cavalos que utiliza o animal como um meio de abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial do praticante.

Para ser atendido, é necessário ter um encaminhamento médico especializado, que é concedido em casos de transtornos e deficiências, como autismo, TDAH, limitações motoras, entre outros. O paciente é encaminhado para o Centro de Equoterapia Nunes, parceiro do projeto, onde passa por uma avaliação multidisciplinar com psicóloga, fisioterapeuta e equitadora para definir quais atividades serão realizadas.

Os atendimentos no Centro de Equoterapia Nunes, localizado na Estrada Geral Alto Rio Molha, acontecem todas as quartas-feiras no período vespertino. Atualmente, cerca de dez praticantes frequentam a terapia por meio do projeto da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo Driele Feltrin Marques, mãe de Davi, um menino de 6 anos que frequenta a equoterapia há quase um ano, a terapia beneficia não só o filho, mas toda a família. Ela diz que com a prática da equoterapia, Davi tem se soltado mais a cada dia, está mais calmo e melhorou o comportamento, interage mais e já ajuda nos comandos.

Os benefícios da equoterapia são muitos, especialmente na área física e motora, como explica a fisioterapeuta Graziela Brighenti: “Trabalhamos a modulação dos tônus, o ganho de amplitude do movimento, melhora do equilíbrio e também a coordenação motora. São maiores os ganhos motores |

A psicóloga Tiana Cardoso do Nascimento afirma que antes do início da terapia, é realizada uma avaliação psicológica para determinar quais aspectos precisam ser trabalhados com cada praticante. Ela ainda diz que a rotina de prática de cada paciente é feita individualmente e é específica para cada caso, sempre partindo do ponto da avaliação física e psicológica realizada pelos profissionais.

O Centro de Equoterapia e Equitação Nunes trabalha com equoterapia há 15 anos e busca sempre ter em seu quadro de colaboradores profissionais qualificados. Além disso, o centro oferece atividades de equitação para o público em geral, incluindo crianças e adultos.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS