Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Sindesp lança cartilha “Prevenção contra incidentes em ambiente escolar”

O Sindicato das Empresas de Segurança Privada de Santa Catarina, lança uma cartilha orientativa para auxiliar as escolas

Por Ligado no Sul19/04/2023 10h00
Foto/Divulgação

Após o ataque que aconteceu no início deste mês em Blumenau, o Sindesp SC (Sindicato das Empresas de Segurança Privada de Santa Catarina), lançou uma cartilha com orientações que podem ajudar a prevenir ou  reduzir o impacto desses incidentes.

A cartilha disponibilizada gratuitamente no site do sindicato  e elaborada por  Joneval Barbosa de Almeida, diretor de formação e treinamento, traz melhores práticas para a segurança escolar.

“Nosso grande objetivo é minimizar o problema, é fazer com que se e quando aconteça, os diretores, funcionários, todos os os envolvidos estejam preparados para uma reação. E quando a gente fala uma reação, não uma reação propriamente física, mas uma reação emocional e os cuidados que nós temos que ter em relação às nossas crianças”, destaca Joneval.

Na cartilha, elaborada pelo Sindesp, recomenda que  para melhor  preparar os alunos e funcionários, as escolas devem criar um plano de ação de emergência e realizar treinamentos e simulados.  “Precisamos dar treinamento para os nossos professores e também para as nossas crianças de como observar possíveis atos contrários a tranquilidade escolar, também falamos sobre a questão de fugir, de correr e até mesmo de defesa, às vezes não nos resta outra ação do que alguém da comunidade escolar partir pra cima do agressor, que às vezes é a única forma efetiva para a defesa “, destaca.

O consultor de segurança privada reforça que a comunidade escolar precisa estar preparada para reconhecer ameaças, observar pessoas estranhas circulando próximas as escolas e a aumentar a dificuldade de acesso aos estabelecimentos.

A cartilha do Sindesp também observa que encorajar os alunos a se  tornarem pacificadores melhora a inteligência emocional, as habilidades de comunicação e o clima geral da escola.

 

 

*Com informações ACAERT

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS