Notícias de Criciúma. Por Janine Limas
Rota de peregrinação atravessa 10 cidades do sul de Santa Catarina
É difícil quem nunca ouviu falar do famoso Caminho de Santiago de Compostela, que percorre cerca de 800 km Saint-Jean-Pied-de-Port até Santiago de Compostela. Mas você sabia que aqui no sul do Estado também existe uma rota de peregrinação que atravessa 10 cidades? O Caminho Sagrado, a mais recente rota de peregrinação do Brasil, tem 175 km que podem ser percorridos em sete dias.
Em um ano, 300 peregrinos percorreram o circuito que passa pelos municípios de Criciúma, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso, Urussanga, Pedras Grandes (Azambuja), Treze de Maio, Morro da Fumaça, Içara, Forquilhinha e retornando ao ponto de partida. “Estamos muito alegres com esta conquista e com estes números”, comenta o presidente do Conselho de Voluntários do Caminho Sagrado, André Marchioro.
Além do foco à saúde, espiritualidade, cultura, gastronomia, ecologia e a amizade, André Marchioro destaca, que o roteiro já movimenta a economia da região. “São 300 peregrinos que deixaram, em média, R$ 1.500,00 para completar o circuito, chegamos a quase meio milhão de reais para o desenvolvimento econômico da nossa região”, destaca.
O Caminho Sagrado foi criado e é mantido por um grupo de voluntários, todos peregrinos. Para peregrinar nesse Caminho, é necessário fazer as reservas antecipadas nas pousadas e hotéis. Todos os dados e informações poderão ser obtidos no site www.caminhosagrado.org. Também é possível seguir no Instagram: @caminhosagradooorg.
Reitora da Unesc, Luciane Ceretta está entre as vencedoras do Prêmio Mulheres na Ciência
A reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, está entre as cientistas brasileiras eleitas para receber o Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger.
A honraria é concedida anualmente pela Câmara dos Deputados a três cientistas que se destacam por suas contribuições para a pesquisa científica nas áreas de ciências exatas, ciências naturais e ciências humanas. Um importante reconhecimento a reitora que é grande incentivadora, e defensora da pesquisa científica.
Ao todo, 35 cientistas concorreram ao prêmio. O nome de Luciane foi indicado pela deputada federal Geovania de Sá e passou por votação direta do Conselho Deliberativo da Câmara dos Deputados.
Ex-engenheiro da Nasa palestra no Parque Astronômico de Criciúma
O Parque Astronômico Municipal Albert Einsten E=mc², no Morro Cechinel, em Criciúma, recebe na próxima semana o ex-engenheiro da National Aeronautics and Space Administration (Nasa), Gabe Gabrielle, para três palestras.
Gabe Gabrielle é engenheiro de estruturas, educador e palestrante motivacional. O norte-americano atuou como diretor de Engenharia do Comando de Operações Espaciais da Força Aérea dos Estados Unidos, engenheiro do Kennedy Space Center e membro do Speakers Bureau, da Nasa. Atualmente, Gabe percorre países relatando suas experiências pessoais e profissionais.
Os eventos são abertos ao público e ocorrem nas próximas quarta-feira (3) e quinta-feira (4), às 18h, e no sábado (6), às 15h. A abordagem das palestras será descontraída, com o uso de fotos e vídeos, onde o ex-engenheiro relatará suas experiências pessoais e profissionais, repassando mensagens motivacionais aos convidados.