Laguna vai ampliar projeto de equoterapia. Tratamento gratuito atende hoje, cerca de 90 crianças
Equipe é composta por fisioterapeutas, equitadores, professores de educação física, pedagoga, psicóloga, auxiliares laterais e médico veterinário
O projeto de equoterapia será ampliado pela prefeitura de Laguna para a região da ilha. Com a inauguração de um novo espaço em Campos Verdes, o município firmará um convênio ampliando o número de atendimentos, que hoje chega a 90 crianças por mês.
O projeto inovador já tem surtido bons resultados em Barbacena. “É mais uma vitória nossa com essa extensão da equoterapia que já ocorre em Barbacena, agora também para a região da ilha”, comemora a secretária Silvana Vieira.
Conheça
A equoterapia em geral tem como objetivo principal proporcionar atendimento para pacientes que possuem Transtorno de Déficit De Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e Transtorno de Espectro Autista (TEA).
“Nossa equipe hoje é composta por fisioterapeutas, equitadores, professores de educação física, pedagoga, psicóloga, auxiliares laterais e médico veterinário. Temos essa parceria com a prefeitura e a Secretaria de Saúde, atendendo em média 23 crianças toda semana. Mais de 90% do nosso público atualmente são crianças autistas, com déficit de atenção e TOD”, destaca a fisioterapeuta do espaço, Ana Paula Damiani.
Iniciado em novembro de 2021, o programa de tratamento gratuito oferecido pela prefeitura, vem alcançando bons números e com fila de espera para novos adeptos. “O cavalo na equoterapia acaba sendo um parceiro na terapia. Ele tem o que chamamos de movimento tridimensional, focando na amplitude e frequência da sua passada, assim, com a dinâmica da movimentação, intenciona o equilíbrio, coordenação motora, além de estimular também a autoconfiança e a autoestima”, finaliza a profissional.