Importância das Refeições em Família. Por Ana Dalsasso
Maio é um mês de comemorações à familia. Já falamos aqui sobre o assunto, mas hoje ao fazer minha oração no devocional “ Café com Deus Pai”, o preletor lembrou que 24 de maio é o Dia Nacional do Café, fazendo uma analogia sobre os ganhos e o prazer de se tomar um café em companhia de amigos, e em especial da família.
Servindo-me da reflexão, achei oportuno tecer algumas considerações sobre o tema. Sabemos que a correria do dia a dia tem privado as famílias de se reunirem à mesa para as refeições, mas é importante que o hábito seja resgatado, uma vez que traz benefícios para a saúde física e emocional de seus membros. Esse momento, embora rotineiro, impacta no comportamento dos membros da família. Meus pais costumavam dizer que “a mesa é lugar sagrado” , onde não era permitido brigas, palavrões e desordem. Ali se conversava sobre coisas importantes para todos. Aprendi muitas lições nessa prática que vivenciei até minha vida adulta. Formei minha família pautada nos princípios que herdei, e para minha felicidade, meus filhos também assim procedem..
Estudos comprovam que crianças e adolescentes que são habituados a estar junto com a família têm melhor desempenho escolar, sabem conversar e lidar melhor com os problemas. São inúmeros os benefícios que um momento diário de convivência familiar trazem, dentre os quais: o reforço dos vínculos afetivos, fortalecimento da identidade familiar, favorece a reconciliação, promove a atualização sobre as notícias da família. É momento para aconselhamento, trocas de ideias, sugestões, orações.
Começar nosso dia com um bom café da manhã, depois um agradável almoço seria maravilhoso, no entanto com a diversidade de atividades das famílias, atualmente, é humanamente impossível. Mas, é preciso que se crie o hábito de aproveitar todos os momentos possíveis para fazê-lo. O domingo, para muitos, talvez seja o único dia, e é aí que entra nossa criatividade para transformá-lo num grande momento, sem pressas, sem correria, com tempo para um bom cardápio com a participação de todos.
Mas, como meu espaço aqui é limitado, voltemos ao que me levou a escrever sobre refeições em família, a partir do café, essa grande paixão dos brasileiros. Não no sentido mercadológico, como uma grande riqueza nacional, de alto valor no mercado, de qualidade, de modo de produção…. Nada disso! Falar do café como um símbolo de amizade, de união que nos aproxima das pessoas que amamos, com as quais compartilhamos alegrias, conquistas, projetos e expectativas. Quem, num cafezinho com amigos, nunca ouviu um desabafo, fez uma confidência, fofocou, riu de si mesmo e também de outros, tramou alguma sacanagem saudável, aliviou uma dor de cabeça depois de um dia de trabalho, pediu um conselho, deu um conselho? Enfim, são momentos inesquecíveis…
Assim, se um cafezinho com amigos faz tanto bem, por que não fazermos das refeições em nossos lares momentos de prazer, de alegria e de amor para solidificar cada vez mais os laços que nos unem? A família é o pilar de sustentação da sociedade e só depende de nós preservá-la.