Junho Laranja: campanha conscientiza sobre leucemia e anemia
O mês de junho, conhecido como o mês dedicado na área da saúde a campanhas ligadas ao sangue. O junho Vermelho em prol da doação de sangue e o junho Laranja para conscientização sobre a leucemia e anemia problemas que necessitam de apoio dos doadores de sangue de medula óssea.
A anemia é uma condição que pode afetar qualquer pessoa e faixa etária, embora ela seja mais comum em crianças gestantes, lactantes, meninas, adolescentes e mulheres adultas em fazem de reprodução.
O médico oncologista pediátrico Hugo Oliveira, destaca que existem 9 tipos de anemia e que essa condição é favorecida principalmente pela falta de nutrientes
Embora ocorram no sangue, a anemia não leva a leucemia. “É uma crença, um mito que provoca muito medo nos pais, a anemia não causa câncer”, destaca o médico.
Enquanto a anemia é a falta nutricional, a leucemia é provocada por um defeito celular, uma produção descontrolada e defeituosa que compromete o sistema imunológico do corpo.
Entre os sintomas mais comuns na anemia é o cansaço, palidez, falta de ar, tontura e falta de apetite, já os sintomas da leucemia são manchas roxas e pontinhos vermelhos pelo corpo, palidez generalizada, febre e sangramento nasal e na gengiva.
Tanto a anemia como a leucemia podem ser prevenidas e diagnosticadas precocemente, por isso é importante realizar, regularmente, o check up médico.
*Com informações Acaert