O impacto dos erros de português na imagem profissional: como pequenas falhas podem deixar marcas duradouras. Por Vanessa Perin
A comunicação escrita é uma ferramenta fundamental em muitos ambientes de trabalho e, quando ocorrem erros graves de ortografia, gramática ou pontuação, pode transmitir uma impressão negativa sobre a competência e atenção aos detalhes do profissional.
Em um mundo cada vez mais digital, conectado e competitivo, a comunicação por escrito é ainda mais importante. Por isso, erros graves de português nessas comunicações podem levar a mal-entendidos, falta de clareza, retrabalhos e até mesmo prejudicar relacionamentos comerciais.
Para que as pessoas olhem você com bons olhos, invista seu tempo estudando as regras de português (busque uma reciclagem gramatical), revise cuidadosamente o texto antes de enviá-lo e, na dúvida, pesquise nos lugares certos a fim de não passar vergonha escrevendo frases com duplo sentido.
Como já dizia George Orwell (escritor do famoso livro “A revolução dos bichos”): “Quem domina a linguagem domina o pensamento”. Em outras palavras, quem domina a arte de se comunicar através da escrita tem o poder de moldar mentes, inspirar ações e conquistar corações.
A partir da próxima semana, trarei aqui textos com explicações de termos comumente usados de forma incorreta e que mancham a imagem profissional.
Portanto, se você deseja uma imagem profissional sólida, acompanhe o portal e aprenda através de macetes práticos.
Até a próxima semana! 🙂