Defesa Civil emite novo alerta para fortes rajadas de vento e alagamentos
Para as próximas horas, os ventos devem se intensificar
Nesta manhã desta sexta-feira, 16, o ciclone extratropical se encontra no oceano, com seu centro entre os litorais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O aviso segue até a manhã de sábado, dia 17, para o risco de fortes rajadas de vento.
O deslocamento do ciclone provoca rajadas de vento no sul do estado, com rajadas próximas dos 100 km/h em Bom Jardim da Serra e Siderópolis no início da manhã. Para as próximas horas, os ventos devem se intensificar nessas regiões e também nas áreas costeiras do Litoral Sul e da Grande Florianópolis.
Nas últimas 3 horas, os acumulados de chuva foram de 2,4 mm em São Joaquim e 1,2 m em Caibi. As temperaturas mínimas nesta manhã se encontram na casa dos 11°C no Grande Oeste e variam entre 15°C e 19°C no litoral.
O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos ventos e também aos deslizamentos, especialmente no extremo sul do estado. Já nas áreas em amarelo e verde, o risco é moderado e baixo.
Observação Marítima
Uma alteração nas marés provocada pela lua nova, e pelo ciclone próximo a costa catarinense, favorecem a elevação do nível do mar no Litoral Sul. Assim, há risco de alagamentos costeiros nesta sexta-feira, 16, principalmente para os municípios de Passo de Torres, Balneário Rincão, Imbituba e Florianópolis.
Recomendações da Defesa Civil:
Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.
Proteja-se em local abrigado e distante das janelas
Cuidado com inclinação de postes e árvores
Aparecimento de rachaduras em muros ou paredes