Você sabe identificar seus sabotadores ou já se acostumou com eles na sua vida? Parte 2 – Por Roger Silva
Continuando no assunto sobre sabotadores, como identificá-los e como eliminar os efeitos negativos que eles provocam em sua vida pessoal e profissional, parte 2.
Se você está lendo esse artigo e ficou com alguma dúvida, volta ao artigo anterior, pois ele foi o primeiro dessa série de sabotadores que atrapalham nossa vida pessoal e profissional e depois retorne aqui.
O sabotador de hoje é o VITIMISMO.
São aquelas que nunca são as culpadas por todas as coisas que não são feitas ou por tudo que dá errado. Não assumem responsabilidade em nada e sempre arrumam algum culpado para suas frustações e desapontamentos.
Geralmente são pessoas sem metas, sem objetivos. Possuem sonhos, mas são sempre incapazes de realizá-los ou sequer de tentarem.
Quem for das gerações mais antigas, certamente se lembrará da dupla de desenho animado, Lippy e Hardy. A hiena reclamava de tudo, nada estava bom e ela só tinha “azar” em tudo na vida.
Oh céus, oh vida, oh azar!!! Eram as palavras prediletas da hiena Hardy.
As pessoas vitimistas tem tendências passivo-agressivas, cheias de mágoa, inveja e comparações. Focam nos sentimentos de dor, usando este artifício, para chamar atenção e conquistar atenção e empatia. Sentem-se atingidas o tempo todo e sabem que todas as vezes que reclamarem, compartilhando suas dores, frustações, tragédias etc., receberão atenção e compaixão de algumas pessoas.
Mas, em contrapartida, algumas pessoas se afastarão e depois de algum tempo até aquelas que sentiam empatia, provavelmente se afastarão também por conta do excesso das lamentações contínuas.
Provavelmente as pessoas com esse tipo de perfil, não entendem ou não percebem que usam o sabotador do vitimismo porque não sabem discernir que coisas ruins realmente ocorrem em suas vidas e se aprofundam no sofrimento e na dor porque é mais fácil se lamentar do que se esforçar para superar suas dificuldades.
Os vitimistas não conseguem se motivar, enfrentar os problemas, não são resilientes e na maioria das vezes são apáticos, tristes e cansados.
Desistem facilmente quando se deparam com quaisquer desafios e se afundam em depressão. Para muitos, é mais fácil reclamar do que se esforçar para superar as dificuldades, pois tudo de errado e ruim, “sempre” acontece com eles.
Na percam na próxima semana, a continuação do assunto sobre sabotadores.
Desperte sua atenção para identificar seus sabotadores e o que precisa fazer para eliminá-los da sua vida.
Até a próxima.