Você conhece de fato o que é a Coloração Pessoal? Por Camila Rocha e Adriana Mufatto
Na última especialização que fiz, que é o de Coloração Pessoal pela Íris, a própria instrutora falou dos “tabus” que enfrentamos como profissionais aqui no Brasil, por muitas pessoas pensarem que não funciona ou que é futilidade. Enganam-se elas, acredite! E abaixo lhe trago alguns dados a nível de conhecimento de como esse processo possibilita a melhor escolha para compra de roupas, acessórios, cor de cabelo e maquiagem. Incluindo neste último, um fator determinante para usar os produtos corretos e não “explodir” a foto, em tempos de comunicação virtual. (visando que nosso método respeita se o cliente realmente precisa desse passo ou não).As cores em nosso visual, são responsáveis pela harmonia e repetição dos tons naturais de cabelo, de pele e de olhos.
Além disso, é o primeiro elemento que nos atrai à uma pessoa, e ao explorar as cores de essência de cada um, valoriza-se seu rosto e imagem como um todo. Sintetizando: você sabe o que está escolhendo e vestindo.
A análise de cores nasceu na Alemanha, desenvolvida por Johannes Itten, percebendo que seus alunos coloriam seus trabalhos de acordo com sua coloração pessoal. Particularmente isso foi o primeiro fator que me fez gostar tanto da técnica.
E, existe um modo ainda mais particular de consultar as melhores nuances para cada pessoa, através da nossa membrana chamada íris. A história desse método é ainda mais encantadora: os antigos gregos, em homenagem à deusa do arco-íris, nomearam de ÍRIS a conhecida como mensageira dos deuses do Olimpo.
Isso me traz imediatamente a analogia: “os olhos são a janela da alma.” É a explicação científica para o brilho no olhar quando ficamos alegres, pois realmente algumas emoções podem alterar o tamanho da pupila e a cor da íris, seja a raiva ou felicidade.
Mas, algo realmente surpreendente é: o que explica a cor de nossos olhos e porque todo mundo tem olhos castanhos, mesmo que vejamos em outras cores? A responsável é a melanina, o pigmento encontrado nas células da íris dos olhos, bem como na pele e no cabelo. A melanina é marrom escura, mas é capaz de absorver diferentes quantidades de luz.
Em prática, quanto mais melanina na íris, mais luz ela irá absorver e assim menos luz é refletida, fazendo com que os olhos fiquem mais escuros.
Através deste complemento e ferramenta fantástica, conseguimos indicar ao cliente, as cores mais harmônicas para: primeiro o cabelo e na sequência as roupas e acessórios.
Na foto ao topo desta matéria, a cliente já tem seu diagnóstico de cores com a cartela de Inverno e através do aprofundamento do estudo desse caso, conseguimos indicá-la com segurança as tonalidades para o cabelo e acessórios próximos ao rosto.
Pois, lembre-se: o cabelo é a moldura da face e os acessórios são os detalhes que levam nossa imagem a pessoas e lugares primeiramente, mas, conseguimos mantê-los através da veracidade do conhecimento que transmitimos e a ausência de ruídos de imagem. (Frase que a Camila deixou fixada em meu aprendizado).
E para finalizar, como diria Coco Chanel:
“Para ser insubstituível, você precisa ser diferente!”
Esta semana escrito por: Adriana Mufatto
Siga as redes:
- @a_mufatto
- @eusoucamilarocha
- @caroimagem
- E visite o site:
- caroimagem.com