Esta é a dúvida mais pesquisada na internet. Por Vanessa Perin
“Meu pior pesadelo é vazar o meu histórico do Google e todo mundo descobrir a lista imensa de palavras que eu não sei escrever sem consultar”… esse é um “meme” que tem rolado na internet e, convenhamos, “que atire a primeira pedra” quem nunca precisou pesquisar uma palavra por ter ficado em dúvida ao escrever.
Além da dúvida quanto à escrita da palavra, outra dúvida paira na cabeça da maioria das pessoas: “onde pesquisar com segurança?”. O artigo de hoje abordará, então, essa questão.
Quando a dúvida surgir, eis aqui duas sugestões:
1- Se a sua dúvida versar apenas sobre a escrita da palavra ou sobre a existência dela, utilize o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa);
2- Caso seja em relação ao significado da palavra, você pode utilizar o Michaelis on-line, um site prático de mexer e confiável.
Segundo a academia.org.br, o VOLP contém mais de 382 mil entradas, as respectivas classes gramaticais (substantivo, adjetivo, verbo etc) e informações suplementares precisas e breves.
Já o Michaelis on-line é uma criação da Editora Melhoramentos, que, em 1950, deu continuidade ao trabalho das dicionaristas e criou diversas obras em vários idiomas, tornando a marca Michaelis a mais completa linha de dicionários do Brasil.
Espero que o conteúdo de hoje tenha agregado, afinal de contas, ao tirar dúvidas, desenvolvemos habilidades de comunicação escrita e oral (através da pronúncia correta, por exemplo) mais eficazes. Com o uso correto da língua, evitamos mal-entendidos e transmitimos nossas ideias de forma clara e coerente.
Para finalizar, deixo como sugestão de leitura o livro “Não tropece na língua”, um exemplar de Maria Tereza de Queiroz Piacentini e que traz questionamentos corriqueiros do nosso dia a dia. Vale a leitura.
Um beijo no coração e até a próxima.
Vanessa Perin @vanessaperinn 🙂