Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Operação de combate ao neonazismo resulta em prisões e apreensões em quatro estados

A operação desta terça-feira faz parte de uma investigação em andamento há oito meses

Por Ligado no Sul12/07/2023 08h30
Foto/Divulgação Polícia Civil de Santa Catarina

Nesta terça-feira, dia 11, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância (DRRCI), da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), deflagrou uma operação visando combater o neonazismo. Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em diferentes municípios dos estados de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Durante a ação, duas pessoas foram presas em flagrante e uma grande quantidade de material foi apreendida.

Essa operação é um desdobramento das investigações da Operação “Gun Project”, iniciada em 20 de outubro de 2022. As investigações da “Gun Project” estavam relacionadas à fabricação de armas de fogo utilizando impressoras 3D por uma célula neonazista catarinense. Além da fabricação ilegal de armas, os membros dessa célula realizavam encontros presenciais, produziam propaganda nazista e realizavam rituais inspirados na doutrina Hitlerista, autodenominando-se “a nova SS de Santa Catarina”.

A operação desta terça-feira faz parte de uma investigação em andamento há oito meses, que permitiu identificar associados e células relacionadas a esse grupo neonazista em diferentes estados do país. Durante a ação, foram apreendidos diversos materiais de cunho nazista e extremista, além de quatro armas de fogo e munições. A apreensão também incluiu aparelhos celulares e computadores, que poderão auxiliar nas investigações.

Em Nova Petrópolis (RS), uma mulher foi presa em flagrante por resistência e disparo de arma de fogo, após efetuar disparos com sua pistola quando os policiais chegaram à residência. No local, foram encontradas duas armas de fogo, munições e uma grande quantidade de materiais nazistas.

Já em Maringá (PR), um dos investigados foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Na residência desse indivíduo, foram apreendidos uma espingarda calibre 12 GA, munições, material nazista e dispositivos eletrônicos.

Em Passo Fundo (RS), uma estamparia que produzia camisetas com símbolos nazistas e supremacistas foi alvo da busca policial, resultando na apreensão do material.

A operação contou com o apoio de 67 policiais de diversas unidades, incluindo delegacias da DEIC, Delegacia de Combate às Drogas (DECOD) da Capital, CPP de Blumenau, DIC de Curitibanos, Delegacia de Polícia de Garuva, DIC de Joinville, DH de Joinville, DPCAMI de Joinville, 3ª DP de Joinville, DP de Nova Petrópolis (PCRS), Delegacia de Polícia de Maringá (PCPR), Grupo Fera do DENARC de Curitiba (PCPR), DRACO de Passo Fundo (PCRS) e DIG de Praia Grande (PCSP).

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS