Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

A arte de dizer não: A importância da autenticidade. Por Vanilsa Silvano

Por Vanilsa Silvano11/08/2023 15h03

Certamente, todos nós já nos deparamos com esta frase: “Dizer não ao outro é dizer sim a si mesmo.” Entender profundamente dessa afirmação e aplicá-la em nosso dia a dia é um desafio considerável.

Faz parte da natureza humana o desejo de contribuir, ser prestativo e colher reconhecimento por nossas ações e atitudes. Ao mesmo tempo, temos receio do julgamento e do risco de desapontar alguém, com uma resposta verdadeira. Por isso muitas pessoas têm a inclinação a dizer sim a tudo e a todos, a ser sempre “o bonzinho, gentil, disponível”, porém, eu te pergunto: até que ponto você está sendo verdadeiro consigo mesmo e com o outro? Qual o significado do valor “verdade e autenticidade” na sua vida?

Realmente, a habilidade de dizer não é, de fato, uma tarefa difícil. No entanto, contrariar nossos valores essenciais, tende a nos causar conflitos internos e, por vezes externos.

Quantas vezes concordamos, apenas para agradar ou por falta de coragem de assumir um posicionamento sincero?

É essencial encontrarmos maneiras de expressar um “não” sendo gentil e sincero, sem renunciar à nossa própria vontade.

Nos meus atendimentos individuais e nas palestras, costumo instigar as pessoas a respeitar seus valores e dizer “sim ou não” com o máximo de consciência e autenticidade. Isso é um exercício diário.

Independentemente da situação, temos o direito de refletir antes de assumir compromissos impulsivos ou por mera obrigação, comodidade ou insegurança, e assim o desconforto do arrependimento e conflitos desnecessários. Já dizia Mahatma Gandhi: “um não dito com convicção é melhor e mais importante que um sim dito meramente para agradar, ou, pior ainda, para evitar complicações.”

Como dicas valiosas para dominar a arte do não:

1 – Respeite seus valores e viva o seu propósito de vida.

2- Priorize o seu bem-estar físico e emocional, assim você terá mais recursos para auxiliar os outros, até mesmo pelo exemplo.

3- Reconheça que muitas vezes, a maneira mais eficaz de ajudar é dizendo “não”, encorajando o outro a fazer por si mesmo.

Por fim, dizer não, pode ser um ato de autoafirmação e autenticidade. É reconhecer que suas energias, tempo e limites têm valor. Ao dominar a arte do não, você preserva sua integridade e constrói relacionamentos mais sinceros. O não bem colocado é a chave para priorizar seus objetivos, para abraçar o autocuidado e para viver uma vida alinhada com seus princípios. Quando ousamos dizer não, estamos abrindo espaço para um sim mais genuíno e significativo para nós mesmos.

“Toda vez que você diz sim, querendo dizer não, morre um pedacinho de você.“ Albert Einstein

 

Pense nisso!

 

www.facebook.com/vanilsasilvanomentoriaempresarial
www.instagram.com/vanilsasilvano
www.linkedin.com/in/vanilsasilvano

 

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS