Falar informalmente é diferente de falar errado. Por Vanessa Perin
Frequentemente me perguntam se falar e escrever “pra” está certo ou errado. Eis que eu sempre respondo: “errado não ‘tá'”, só é informal.
Linguagem informal, ou “falar informalmente”, refere-se a um estilo de comunicação mais casual, despretensioso e próximo da forma como as pessoas falam no dia a dia. Envolve o uso de gírias, expressões coloquiais, contrações e até mesmo frases incompletas, tudo isso com o objetivo de criar um ambiente de comunicação mais amigável e acessível.
Já “escrever errado” equivale a cometer erros gramaticais, ortográficos ou de pontuação que vão além do contexto da linguagem informal. Tais erros podem dificultar a compreensão do texto e prejudicar a qualidade da comunicação, seja em um contexto formal ou informal.
O objetivo central da comunicação é conexão. Isso quer dizer que precisamos sempre levar em consideração o público com o qual iremos falar. Se é um público jovem, tudo bem utilizar uma linguagem informal com gírias, mas, em se tratando de um ambiente formal (ambiente de trabalho, por exemplo), dê preferência a uma comunicação clara e eficiente, ou seja, sem erros de português, sem gírias, regionalismos e gerundismos, pois isso pode transmitir desleixo e falta de consideração para com o cliente.
Atente-se a isso se quiser causa uma boa impressão a clientes, fornecedores, parceiros e colegas de trabalho. Lembre-se sempre de que a forma como falamos e escrevemos na maior parte do tempo é a forma que falaremos e escreveremos quando estivermos “sob pressão”.