Prefeitura de Laguna lança Programa de apadrinhamento de crianças e adolescentes em parceria com o Ministério Público
Iniciativa visa promover vínculos familiares e comunitários para crianças em acolhimento institucional
A Prefeitura de Laguna anunciou nessa sexta-feira, 15, o lançamento do Programa de Apadrinhamento de Crianças e Adolescentes em Serviço de Acolhimento Institucional, em parceria com o Ministério Público e a Vara da Infância e Juventude. O objetivo deste programa é estabelecer vínculos externos para as crianças e adolescentes em acolhimento, promovendo sua convivência familiar e comunitária, bem como contribuindo para seu desenvolvimento em diversos aspectos, como social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro.
A coordenadora do Abrigo Institucional Ana Antonina Antônio, Andréia Barreto, explica que essa iniciativa vem sendo estudada há um ano. “Há um ano começamos as pesquisas para implantar o apadrinhamento em Laguna, como já acontece em vários lugares do país. Mas precisávamos de algo que se adequasse à realidade de Laguna. Para isso, contamos com várias frentes de apoio do Ministério Público”.
A partir de hoje, fica aberto o formulário para inscrições de interessados em apadrinhar uma das nove crianças e adolescentes acolhidos no Abrigo Ana Antonina Antônio. O apadrinhamento pode ser realizado por pessoas físicas ou jurídicas e oferece três modalidades diferentes: afetivo, provedor e prestador de serviços.
O lançamento do programa também incluiu uma palestra da Assistente Social Janice Merigo, especialista em Políticas Públicas, mestre e doutoranda em Serviço Social, abordando o tema “O acolhimento como medida protetiva de crianças e adolescentes e o programa de apadrinhamento”.
A Promotora de Justiça, Bruna Gonçalves, destacou a importância do programa. “São crianças e adolescentes que não possuem perspectiva de retorno a suas famílias ou de serem adotadas. Toda criança que está num abrigo já está com seu direito de convivência familiar violado. O apadrinhamento é um programa muito importante, porque é uma forma de prover esse direito para eles e poder mostrar o que é um convívio familiar, dar referências, mostrar o caminho e o exemplo de uma estrutura familiar”.
A organização do Programa de Apadrinhamento é realizada pela coordenação e equipe técnica do Serviço de Acolhimento do Abrigo Institucional Ana Antonina Antônio, com apoio do Poder Judiciário e Ministério Público.
O Prefeito Samir Ahmad enfatizou que o apadrinhamento pode fazer a diferença na vida das crianças. “Com essa possibilidade do apadrinhamento vamos proporcionar a oportunidade desses jovens conviverem com uma família, isso pode ser um diferencial na vida deles”, reforçou o Prefeito Samir Ahmad,.
O programa abrange os municípios de Laguna e Pescaria Brava e está aberto tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. No entanto, é importante observar que pessoas inseridas no Cadastro Nacional de Adoção poderão apadrinhar apenas nas modalidades de provedor ou prestador de serviço.
Para mais informações e orientações sobre o programa, você pode acessar o guia de orientação disponível neste link.
Desejo fazer uma pergunta , estive no cadastro de edoção, e por motivos pessoais fui até o Forum de Laguna encerrei o processo. Sendo ele hoje já julgado e arquivado sem precedente. Neste caso posso me candidatar como um padrinho afetivo? Agradeço desde já
Bom dia, o certo seria você entrar em contato direto com a prefeitura para poder tirar estas dúvidas.