Bolsa Família começa a ser pago hoje às famílias afetadas pelas chuvas no estado
Em SC, são 169 mil famílias beneficiadas nos municípios em situação de emergência
Nesta quarta-feira, 18, teve início a antecipação do pagamento do Bolsa Família para municípios de Santa Catarina que declararam Situação de Emergência devido às fortes chuvas que atingiram a região. A iniciativa foi solicitada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) à Secretaria Nacional de Renda e Cidadania, e tem como objetivo beneficiar mais de 169 mil famílias afetadas.
O Governo Federal autorizou a antecipação do pagamento de dois meses do Bolsa Família. No entanto, é importante esclarecer que as famílias não receberão os dois pagamentos acumulados em outubro. Em vez disso, o benefício será adiantado e pago mensalmente, sem seguir o escalonamento regular, visando agilizar o acesso dos beneficiários aos recursos.
O saque poderá ser realizado mesmo por beneficiários que tenham perdido seus cartões e documentos, desde que apresentem a Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal. Por exemplo, na cidade de Taió, uma das mais atingidas pelas chuvas, 459 famílias serão beneficiadas com a antecipação do pagamento, enquanto em Rio do Sul, o número chega a 1.569 famílias.
Outra medida anunciada é a disponibilização de um Caminhão Agência da Caixa Econômica Federal para facilitar o saque em cidades onde o atendimento nas agências bancárias foi prejudicado devido às chuvas.
A solicitação de antecipação do Bolsa Família pela SAS teve como principal objetivo beneficiar as pessoas mais vulneráveis que foram impactadas pelas cheias e que necessitam de auxílio imediato.