Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Bolsa Permanência no Ensino Médio, do deputado Pedro Uczai, se aprovado, pode beneficiar milhões de estudantes

Em Santa Catarina, cerca de 30 mil jovens poderão ser beneficiados

Por Ligado no Sul12/12/2023 11h32
Foto/Reprodução Agência Brasil

Um projeto de lei que pode representar um marco significativo na educação brasileira está em pauta na Câmara dos Deputados. A Bolsa Permanência do Ensino Médio, proposta pelo deputado catarinense Pedro Uczai do PT, visa garantir um recurso mensal para quase dois milhões e meio de estudantes do Ensino Médio cadastrados no Bolsa Família, além de 80 mil jovens de 19 a 24 anos que estejam cursando o Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Caso o projeto seja aprovado, cada aluno contemplado receberá 200 reais mensais durante 10 meses, além de uma poupança de mil reais por ano até o terceiro ano do Ensino Médio. Importante ressaltar que essa poupança só poderá ser retirada após a conclusão do ensino regular. O objetivo é proporcionar um apoio financeiro consistente para os estudantes, incentivando a permanência na escola e a conclusão dos estudos.

Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), apenas 46% dos alunos mais pobres conseguem concluir o Ensino Médio. O deputado Pedro Uczai destaca a importância de abordar tanto a permanência quanto a aprovação escolar como critérios essenciais para o sucesso do programa.

“Em 120 países pesquisados pelos cientistas e educadores, mostrou-se que a permanência do jovem com auxílio financeiro reduz a evasão escolar. Além disso, ao oferecer uma poupança como incentivo, estamos trabalhando com duas formas de apoio. Exigir demais do desempenho escolar pode levar à evasão, então é fundamental equilibrar os critérios de permanência e aprovação”, destacou o parlamentar.

Pedro Uczai revelou que, em Santa Catarina, cerca de 30 mil jovens seriam beneficiados com as bolsas do Ensino Médio. O investimento total no programa seria de 7 bilhões de reais por ano, abrangendo 2 milhões e meio de jovens em todo o Brasil.

“Se eu fiz a lei do artigo 170 para o ensino superior em Santa Catarina, agora nós vamos ter uma bolsa de estudo para o ensino médio. A previsão é que, já em 2024, após a sanção presidencial, sejam investidos 6 bilhões de reais no programa. Para 2025, o objetivo é garantir 7 bilhões de reais para a manutenção do projeto, totalizando 20 bilhões até o final de 2026”, finalizou o deputado.

A expectativa é que o projeto seja votado ainda nesta terça-feira, 12,  pelo plenário da Câmara.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS