A responsabilidade da comunicação é de quem fala, não de quem ouve. Por Vanessa Perin
Somos livres para dizer o que queremos, mas também somos obrigados a comunicar de forma lógica e coerente aquilo que desejamos. Afinal de contas, segundo Cohen, a linguagem é comunicação, e nada é comunicado se o discurso não é compreendido.
Toda mensagem deve ser inteligível, ou seja, ela deve ser clara e compreensível. Ser claro significa se fazer entender sem gerar dupla interpretação, sem que a outra pessoa fique naquela dúvida do “será que ele(a) quis dizer isso ou aquilo?”.
Para isso, evite expressões que gerem duplicidade de sentido e, assim, economize tempo (o seu e o do outro) e mal-entendidos.
Hoje em dia, muito se contrata pelas hard skills (habilidades técnicas – sua área de formação), mas muito se demite pelas soft skills (habilidades comportamentais – comunicação oral e escrita, inteligência emocional, empatia etc).
Por isso, se você quer transmitir às pessoas com as quais se comunica uma imagem positiva, de que tem propriedade no assunto, de que é credível, desenvolva a sua comunicação, a sua oratória. Invista em você, pois “investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”.