Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

A partir deste sábado, mais de mil guarda-vidas reforçam a segurança nas praias catarinenses

Guarda-vidas atuarão em 155 praias catarinenses

Por Ligado no Sul15/12/2023 09h17
Foto/Divulgação CBM

A partir deste sábado, 16 até 18 de fevereiro, o litoral catarinense inicia a Operação Veraneio 2023-2024, uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina voltada para a segurança nas praias da região.

Os guarda-vidas estarão presentes em 155 praias em 35 municípios, com um total de 430 postos.

O comandante da primeira região de Bombeiro Militar, coronel Aldrin Silva de Souza, destaca que, nesta temporada, mais de mil guarda-vidas civis e militares estarão atuando nas praias catarinenses. Ele enfatiza que o efetivo estará em sua máxima capacidade durante a alta temporada, reforçando a segurança nas praias e postos de salvamento, totalizando 1.100 profissionais distribuídos ao longo do litoral, do norte ao sul de Santa Catarina.

O coronel do Corpo de Bombeiros ressalta a importância de verificar a ativação dos postos guarda-vidas. Para os banhistas, a presença de bandeiras hasteadas indicará a condição de segurança. A bandeira vermelha alerta para alto risco de afogamento, a amarela indica médio risco, e a bandeira verde sinaliza baixo risco. Quando uma dessas bandeiras estiver presente, os visitantes saberão que o posto está ativo e conta com a supervisão dos guarda-vidas.

Relembrando a temporada anterior, o coronel destaca que foram registradas 23 mortes por afogamento em água salgada e 20 em água doce, com mais de 4 mil salvamentos realizados pelos guarda-vidas. Ele também enfatiza as ocorrências mais comuns, como acidentes em piscinas e alerta para a necessidade de supervisão adequada, especialmente quando crianças estão envolvidas.

Coronel Aldrin adverte sobre os riscos envolvendo adultos masculinos jovens que superestimam suas habilidades, destacando situações perigosas, como atravessar rios, pular de locais altos e o consumo de álcool e drogas. Ele ressalta que o comprometimento das capacidades motoras e cognitivas pode resultar em acidentes graves, inclusive em locais de difícil acesso.

Com a Operação Veraneio em pleno andamento, o objetivo principal é garantir a segurança dos banhistas e prevenir tragédias, destacando a importância da conscientização e adoção de medidas preventivas para desfrutar plenamente das belezas do litoral catarinense.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS