Com o final de ano chegando, é hora de checar se as resoluções programadas no ano passado foram feitas?! por Roger Silva
No início de cada ano, muitos de nós abrimos nossas planilhas, às vezes com metas ambiciosas planejadas, definimos objetivos específicos e traçamos estratégias mirabolantes para alcançar o que queremos. No entanto, o espaço de tempo e/ou percurso entre a formulação dessas resoluções e o momento de começarmos a agir, pode ser repleto de desafios não planejados, surpresas, obstáculos e diversas outras “intempéries” inesperadas.
O ano vai terminando e parece ser o momento propício para checar as resoluções programadas no ano passado. E quando comparamos as metas e objetivos traçados com as nossas conquistas e metas cumpridas, podemos avaliar o progresso alcançado ou entramos em desespero porque não conseguimos cumprir a maior parte da nossa lista e/ou às vezes sequer tentamos fazer algumas das tarefas pretendidas.
Essa retrospectiva contribui para nosso desenvolvimento pessoal, definição de novos objetivos e, caso necessário, até ajustes dos planos para o próximo ano.
No início de cada ano, muitos de nós abrimos nossas planilhas, às vezes com metas ambiciosas planejadas, definimos objetivos específicos e traçamos estratégias mirabolantes para alcançar o que queremos. No entanto, o espaço de tempo e/ou percurso entre a formulação dessas resoluções e o momento de começarmos a agir, pode ser repleto de desafios não planejados, surpresas, obstáculos e diversas outras “intempéries” inesperadas.
Portanto, é de crucial importância, observarmos não apenas o ponto final que queremos alcançar, mas principalmente, o processo de transformação, adaptação, adequação pessoal que ocorreu ou irá ocorrer durante esse período planejado.
Quando analisamos o progresso em relação às nossas resoluções, conseguimos identificar as áreas em que fomos bem-sucedidos e devemos sim, celebrar as conquistas alcançadas. Essas vitórias não representam apenas nossas conquistas, mas refletem também o nosso desempenho, engajamento, determinação, comprometimento, responsabilidades, perseverança e capacidade de superação. A sensação de realização proveniente desses momentos fortalece nossa autoconfiança, melhora nossa autoestima, mostra que somos capazes de alcançar nossas metas e objetivos e nos motiva para diversos outros desafios.
Mas o que eu quero abordar aqui não é o fato de fazermos uma lista do que devemos e/ou precisamos fazer e muito menos analisar o que não fizemos ou o que deveríamos ter feito; e sim, porque precisamos esperar a virada de um ano para outro para tomarmos alguma atitude, pensarmos fora da caixa ou “sairmos da zona de conforto”? ¹.
É importantíssimo reconhecer que nem sempre as coisas acontecem conforme planejamos. Podemos não alcançar nossos objetivos e metas na sua totalidade, por diferentes motivos e razões, então por que esperar o ano acabar para fazermos um levantamento do que conseguimos e do que não conseguimos realizar?
Os processos de mudança devem acontecer sempre que sentirmos necessidade. E o fundamental nesse processo de mudanças, é entender que mudar requer uma ou mais ações. Muitas pessoas “acham” ou entendem que só o fato de descobrir e/ou reconhecer que precisa mudar algo, já é satisfatório e simplesmente se esquecem realmente de mudar ou fazem de conta que mudaram.
Temos que escolher um caminho. Temos que dar o primeiro passo na direção do que entendemos que é melhor para nós e para o nosso futuro, seja ele pessoal ou profissional.
As revisões das nossas resoluções devem ser constantes. Podem ser mensais, quinzenais, semanais ou até diárias, mas precisam serem feitas.
Isso vai nos gerar insights extremamente valiosos sobre as nossas necessidades e conseguiremos assim, listar nossas metas e objetivos por ordem de prioridade (sempre no singular).
Muitas vezes, percebemos que certas metas, podem perder sua relevância ao longo do caminho que estamos percorrendo e outras surgirão como mais significativas. Então, mais uma vez vem a pergunta, por que esperar o ano acabar para mudarmos a ordem de prioridade das nossas listas?
O entendimento profundo das nossas aspirações contribui para a definição de novos objetivos mais realistas, alinhados sempre com a nossa necessidade e crescimento.
A prática de avaliar as nossas resoluções durante o ano inteiro é mais do que um exercício para acompanhar nossa evolução e cumprimento das metas; é uma oportunidade excepcional para o autodescobrimento e aprimoramento contínuo.
Analisando constantemente o que conseguimos realizar e o que ainda precisamos resolver, fortaleceremos nossa capacidade de moldar com total consciência o rumo de nossas vidas e enfrentarmos os desafios que surgirão o tempo todo na nossa frente.
Não podemos esquecer que a capacidade de mudar e evoluir não está restrita a uma data específica. Esperar pelo fim de um ciclo e início de outro provavelmente vai gerar uma ilusão de procrastinação, adiando ações que podem impulsionar nossos objetivos.
Escrevam um post-it e colem na parede, espelho, tela do computador etc., é sábio agir prontamente, independentemente da data no calendário.
Adotar uma mentalidade de melhoria contínua nos permite crescer de maneira consistente e objetiva. A urgência de mudar rapidamente sempre que identificarmos a necessidade, acelera nosso progresso.
Entre em contato para conversarmos a respeito.
Desejo a todos, um excelente Natal e um ano de 2024 repleto de superações e conquistas!
Até a próxima.
¹ – Escrevi sobre isso na coluna “E A TAL DA ZONA DE CONFORTO?”
publicada em 19/out/22
Mais um texto brilhante…. parabéns
Lembrei de uma frase popular que diz que “a necessidade é a mãe das invenções”. E essa inconveniente matriarca não espera uma determinada época do calendário para se apresentar. Então o melhor é estar sempre disposto a “inventar”, a agir, criar, se movimentar.
Sábias reflexões!!!
Excelentes dicas!
Super obrigada Roger querido!
Desejo um lindo Natal e que o Novo Ano seja realmente Novo!
Muita paz e saúde para você, sua linda esposa e todos os seus queridos!
Que Deus derrame bençãos sem medida sobre as vossas vidas!
Excelente!