Notícias de Laguna. Por Denise Silva
Sesc Verão 2024 anuncia show gratuito de Diogo Nogueira
O Serviço Social do Comércio (Sesc) divulgou a aguardada programação do Sesc Verão 2024 na praia do Mar Grosso. As atividades, que começaram nesta quinta-feira, 11, e se estendem até o dia 20, prometem unir saúde, lazer, cultura, bem-estar e diversão para moradores e visitantes.
A grande novidade deste ano é o show nacional gratuito do sambista Diogo Nogueira, marcado para o dia 18, às 19h. Além disso, o projeto inclui quatro espaços diários permanentes: Tenda Brincadeira e Diversão, Tenda Sombra e Água Fresca, Tenda SuperAção e Tenda Verão 40º Graus.
A programação diária abrange uma variedade de atividades, como caminhadas orientadas, quadras esportivas, oficinas, apresentações teatrais, shows musicais e muito mais. Destaque para a diversidade de temas nas tendas, incluindo nutrição, cuidados com a pele, atividades físicas, literatura e ações educativas.
Prefeitura de Laguna busca Certificação Internacional para Praias através do Projeto Bandeira Azul
A Prefeitura de Laguna, por meio da Secretaria de Turismo, está empenhada em obter o prestigioso selo de qualidade ambiental do Programa Bandeira Azul para as praias do município. Esta certificação internacional, concedida pela Foundation for Environmental Education (FEE), reconhece praias, marinas e embarcações comprometidas com padrões elevados de qualidade ambiental.
As praias da Tereza e Mar Grosso estão atualmente passando por uma avaliação criteriosa, abrangendo aspectos como qualidade da água, segurança, responsabilidade social, educação, gestão ambiental e turismo sustentável. Em dezembro de 2023, foram realizadas 40 coletas para avaliar a qualidade da água dessas praias.
Na última terça-feira, dia 9, a Secretaria de Turismo promoveu uma reunião com o presidente da Associação Amigos da Praia da Tereza, José Antonio Rosso, e a Engenheira Ambiental e Sanitarista, Paula Tonon. O encontro teve como foco as ações do Projeto Bandeira Azul. Durante as discussões, foram abordados diversos pontos para o sucesso da Praia da Tereza neste estágio piloto do projeto. Destacam-se a implementação de ações efetivas de preservação ambiental, estratégias para garantir a segurança dos visitantes, programas educativos e melhorias na infraestrutura.
Novas Conselheiras Tutelares de Laguna são empossadas
As eleitas Conselheiras Tutelares de Laguna, escolhidas pela comunidade no ano passado, foram oficialmente empossadas e diplomadas em uma solenidade realizada nessa quarta-feira, dia 9, no auditório da Prefeitura. As cinco conselheiras, Michely Martins Ribeiro, Dayane Adriano Prates, Rafaela de Oliveira Vargas, Laís Juvêncio de Oliveira e Cláudia Netto Lopes da Silva, assumem um mandato de quatro anos, durante a gestão 2024/2027.
Com a responsabilidade de zelar pela assistência e proteção das crianças e adolescentes, as conselheiras tutelares têm como atribuições fundamentais o atendimento direto às necessidades desse público, o aconselhamento aos pais e responsáveis, além da implementação de medidas preventivas para evitar problemas e violações de direitos.
Prefeito assina Decreto de Utilidade Pública para abertura do Rio Dragado
Na quarta-feira, 10, o Prefeito Samir Ahmad formalizou o Decreto n° 7147/2024, que declara a obra de abertura e desassoreamento do Rio Dragado como de utilidade pública. A medida é fruto das discussões ocorridas em dezembro de 2023, quando pescadores, autoridades e representantes de entidades se reuniram para debater as intervenções no Complexo Lagunar Santa Marta/Camacho.
Durante o encontro, a importância histórica e ambiental do Rio Dragado e das lagoas para a pesca artesanal e a biodiversidade local foi destacada. A reabertura do rio é fundamental para a circulação de água e oxigenação da lagoa, beneficiando tanto a fauna aquática quanto a atividade pesqueira.
Além de declarar a utilidade pública da obra, o decreto estabelece a formação de um comitê composto pela Fundação Lagunense de Cultura (FLAMA), Secretaria de Pesca e Agricultura (SEPAGRI) e Udesc. Este comitê terá a responsabilidade de propor medidas preventivas relacionadas às intervenções necessárias para aprimorar a qualidade da água e a pesca no complexo lagunar.
O foco do comitê será a elaboração de um Relatório Técnico, seguindo as normativas da Portaria FLAMA n. 10/2023 e da Instrução Normativa N. 004/2023. Intervenções como desassoreamento e limpeza do leito do rio serão priorizadas para restabelecer o equilíbrio ecológico da área.