Imposto de Renda solidário: Faça sua declaração e contribua para o desenvolvimento social em SC
A Receita Federal deu início, nesta sexta-feira, dia 15, ao período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024. Este processo, obrigatório para aqueles que atingiram rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639 no ano anterior, não apenas cumpre uma obrigação fiscal, mas também representa uma oportunidade para contribuir com projetos sociais em Santa Catarina.
“A destinação de parte dos impostos aos fundos especiais é uma decisão individual do contribuinte, mas o resultado é coletivo e não representa uma despesa adicional, apenas uma realocação dos impostos já devidos”, ressalta Loriberto Starosky Filho, Coordenador Regional da ABCR Santa Catarina.
De acordo com a Associação Brasileira dos Captadores de Recursos, estima-se que haja potencial para arrecadar cerca de R$ 200 milhões aos Fundos Especiais Catarinenses apenas com os repasses do Imposto de Renda Pessoa Física. No entanto, apenas 3% desse valor é destinado pelos contribuintes.
“Os recursos destinados aos fundos sociais têm uma aplicação correta e transparente. Projetos que beneficiam crianças e adolescentes, como os da Cruz Azul, do Serene e do Larbetânia, são exemplos de instituições reconhecidas que recebem esses recursos”, explica Starosky Filho.
A Secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família de Santa Catarina, Maria Helena Zimmerman, incentiva a participação ativa dos contribuintes, destacando a importância de destinar parte do imposto de renda para os fundos sociais do estado.
“É importante que o recurso não saia do nosso estado, pois aqui estamos implementando políticas públicas. Por isso, convido os catarinenses a fazerem sua declaração de imposto de renda e destinarem uma parte desse valor para Santa Catarina”, afirma Zimmerman.
Além disso, as empresas também podem contribuir, destinando parte do imposto de renda pessoa jurídica para os fundos sociais, com um limite de 2% do lucro real, divididos igualmente entre o fundo da infância e adolescência e o fundo estadual do idoso.