Turnê ‘Arroz e Feijão em: Colapso no Sistema’ chega ao fim após 90 apresentações no estado
Mais de 20 mil pessoas puderam assistir ao espetáculo que passou por 45 municípios no Sul do estado
O musical Arroz e Feijão em: Colapso no Sistema realizou sua última apresentação da turnê, nesta sexta-feira, 19 de abril, na Escola José Réus, na comunidade de Lagoa dos Freitas no Balneário Rincão.
Mais de 400 crianças prestigiaram o musical junto aos investigadores do sistema digestório, Arroz e Feijão, nas duas apresentações pela manhã á tarde. No total, cerca de 20 mil pessoas tiveram a oportunidade de interagir com a peça em 45 municípios nas apresentações gratuitas para todos os públicos. No final do espetáculo, os estudantes receberam um livro com os personagens ilustrados dentro da história em quadrinhos (HQ).
Com os olhos atentos, as crianças vibraram com os personagens: O menino Kaua Floriano, do 4° ano do ensino fundamental demonstrou atenção e muitos sorrisos durante todo o espetáculo. Ele disse ter gostado de tudo na história. Pela primeira vez apreciando o musical, a aluna Yasmin dos Santos de Assis, do 5° ano, disse ter gostado muito do perigoso “monstro”.
A turnê é promovida pelo Grupo de Teatro Revirado por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina (PIC), aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Para facilitar a acessibilidade, um tradutor de Libras integra todas as apresentações. A abertura aconteceu em 31 de outubro de 2023 no município de Jacinto Machado. Após uma pausa no final do ano, a estreia da segunda temporada foi dia 15 de fevereiro de 2024 em Lauro Muller.
O coordenador do projeto, Reveraldo Joaquim, se diz impressionado e gratificado pelo fato do cronograma das 90 apresentações terem sido realizadas sem necessidade de cancelamento.
“Embora com uma logística qualificada sabemos não ser fácil cumprir todas as apresentações sem acontecer nenhum problema de saúde com os atores, problemas com veículos e o com os locais disponibilizados para o espetáculo.
Estamos muito felizes com os resultados, e agora com a distribuição dos gibis, iniciada na semana passada, está sendo bem positivo o retorno das escolas. Todos os municípios receberão o livro e nesta entrega iremos promover uma ação junto com os atores do espetáculo”, avalia Reveraldo.
Ao todo serão distribuídos 10 mil gibis nos municípios que receberam as apresentações. O livro de 36 páginas é de autoria do escritor e dramaturgo, Luan Marques Joaquim, ilustração do professor artista plástico, Sérgio Honorato e organização da editora Laços & Traços de Itajaí.
O Projeto “Arroz e Feijão: em Colapso no Sistema”, está sendo possível graças à CELESC, COOPERJA e FARBEN, que através da dedução do ICMS, formam esta parceria, proporcionando acesso à arte as cidades do Sul do Estado.
“Tivemos a parceria da maioria dos municípios, via secretaria da Educação e desta forma, o tema “alimentação saudável” alcançou um público eclético como professores, estudantes e toda a comunidade escolar. E, se torna mais afetuosa quando essa temática é dada através da arte teatral, nas linguagens de teatro de animação, de musical, de histórias em quadrinhos representados ao vivo, acredito muito que essa experiência é ímpar na vida das crianças”, explica a Coordenadora Geral do Projeto, Yonara Marques.
SOBRE A PEÇA – Os detetives Arroz e Feijão tem uma nova missão. Eles devem desvendar quem está por trás dos misteriosos crimes que estão ocorrendo dentro do corpo humano. Quem está causando o colapso no sistema? Para isso não medem esforços! Buscam pistas no Galpão da Saliva, no Beco do Pirulito e se arriscam até no perigoso Pântano Gorduroso. Será que os detetives Arroz e Feijão conseguirão levar o misterioso criminoso ao tribunal da Suprema Consciência? Com muitas músicas, teatro de bonecos e ação, quatro atores levam o público a uma viagem pelo universo dentro de mim. Com as metáforas dessa peça enaltecemos a importância do Arroz e do Feijão para uma alimentação saudável através da educação nutricional. O espetáculo conta com o texto de Luan Marques Joaquim e Adriano Medeiros, este último também atua no papel do Arroz ao Lado de Fábio Murillo Justino que faz o papel do Feijão. Foram convidados para fazer parte deste elenco Priscila Schaucoski e Bruno Andrade, integrantes do Grupo Cirandela de Teatro, estes também compuseram toda a trilha sonora e sonoplastia do espetáculo.