Presidente da Colônia de Pescadores de Balneário Rincão comenta sobre a safra de tainha
A região sul de Santa Catarina, conhecida por sua relevância na economia pesqueira, está vivenciando uma temporada promissora para a pesca da Tainha. A colônia de pescadores de Balneário Rincão relata ótimas notícias sobre o tema, destacando um período de abundância deste peixe tão tradicional na região.
Em entrevista ao Jornal da Guarujá nesta segunda-feira, 10, o presidente da Colônia de Pescadores de Balneário Rincão, Valmor de Moraes, falou sobre a temporada de pesca. Segundo ele, a temporada está sendo boa para os pescadores que utilizam redes de corriqueira.
“Estamos vivenciando uma temporada realmente muito boa para a pesca da Tainha, com uma média de mais de 500 a 600 quilos de peixes por dia, e às vezes até mais”.
Esse incremento na captura não apenas impulsiona a economia local, mas também é uma fonte de renda para os pescadores da região. “A pesca da Tainha continua sendo a principal fonte de renda para os pescadores aqui de Balneário-Rincão. Quando as tainhas chegam, a comunidade se anima, pois é um extra bem grande que entra para o pescador”.
Ao discutir as razões por trás da temporada bem-sucedida deste ano, Valmor atribuiu o sucesso às condições climáticas favoráveis, especialmente os ventos do sul que impulsionaram a chegada dos cardumes de tainha. “Sempre esperamos por aqueles rebojos do vento sul, e este ano tivemos sorte com dois rebojos bons”.
Apesar da boa temporada, Valmor reconheceu os desafios enfrentados por alguns pescadores que utilizam outras técnicas, como as canoas de arrasto. “O pessoal da canoa enfrenta mais dificuldades, pois o mar não está propício para a técnica e os cardumes estão mais distantes. Mas acreditamos que ainda há mais oportunidades pela frente”.
Confira entrevista completa