Notícias de Criciúma. Por Janine Limas
A iniciativa é da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt), da Unesc
Plataforma desenvolvida pela Unesc deve contribuir com o turismo regional
A região Sul de Santa Catarina é privilegiada, somos uma das únicas do Brasil que une serra e litoral. Em um dia, você pode estar percorrendo a Serra do Rio do Rastro, uma das estradas mais bonitas do mundo e, no outro, apreciando golfinhos e baleias nas belas praias do litoral. Além de todas essas belezas naturais, na região é possível saborear cervejas artesanais, um vinho único no mundo e curtir equipamentos turísticos exclusivos como a Mina de Visitação Octávio Fontana.
A rota turística Encantos do Sul tem muito para oferecer ao visitante: enoturismo, turismo de aventura, gastronomia típica, cidades históricas e praias fantásticas. Agora o turismo regional tem um novo aliado. Trata-se da IntegraTur, plataforma que tem o objetivo de organizar e integrar a oferta turística com vistas a proporcionar um turismo integrado, potencializando o que cada município tem para oferecer.
A plataforma foi desenvolvida pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt), da Unesc, a novidade integrará a oferta turística que compõe a economia regional, bem como contribuirá para o fortalecimento das Associações dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), do Extremo Sul (Amesc) e da Região de Laguna (Amurel) e Região Serrana (Amures), interligadas pela Serra Geral. Mais uma grande contribuição da nossa universidade comunitária para o desenvolvimento sócio econômico da região.
Complexo turístico do Morro Cechinel recebe mais de 100 mil visitantes
Mais uma prova de que o turismo é uma atividade econômica que gera emprego e renda para o Sul. Mesmo cidades que não possuíam vocação turística, como Criciúma, perceberam que com planejamento essa predisposição poderia ser construída. Por isso, a maior cidade do Sul de Santa Catarina, se reinventou e com investimentos assertivos da Administração Municipal, atualmente atrai turistas de todos os continentes.
Em um ano e meio, somente no complexo turístico do Morro Cechinel, que conta com o Mirante Realdo Santos Guglielmi e o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², mais de 100 mil pessoas visitaram os atrativos disponibilizados pela prefeitura, com média mensal de 5,5 mil turistas. Os números reforçam o posicionamento da cidade e também de outros municípios, que o turismo é sim uma atividade que deve ser fortalecida.