Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Santa Catarina registra a segunda menor taxa de homicídios do Brasil

Por Ligado no Sul24/06/2024 08h30
Foto/Reprodução

O Atlas da Violência 2024 destaca Santa Catarina como o estado com a segunda menor taxa de homicídios do Brasil, com 9,1 mortes para cada 100 mil habitantes. Esse índice coloca o estado atrás apenas de São Paulo. No entanto, Santa Catarina supera São Paulo quando são considerados os óbitos classificados como mortes violentas com causa indeterminada no sistema de informações sobre mortalidade, resultando na chamada taxa estimada de homicídios de 9,7, a mais baixa do país.

Os dados, divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que a quantidade de homicídios caiu 40% entre 2017 e 2022 no território catarinense. O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Coronel Flávio Graff, analisa os resultados positivos. “O Sul do nosso país, em especial Santa Catarina, tem uma efetiva sensação de segurança graças às ações integradas das forças de segurança do nosso estado. Temos uma forte investida da Polícia Militar na área da prevenção, com policiamento ostensivo preventivo, e a Polícia Civil possui cerca de 80% de resolutividade nos homicídios, colocando-nos num patamar elevado. A Polícia Científica emite inúmeros laudos que suportam as investigações, e o Corpo de Bombeiros Militar trabalha fortemente na segurança contra incêndios e pânico.”

Florianópolis, a capital catarinense, aparece no Atlas da Violência como a capital brasileira com a menor taxa de homicídios do país, com 8,9 para cada 100 mil habitantes. Jaraguá do Sul, no Norte do estado, registra o menor índice entre todos os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, com 2,2 homicídios para cada 100 mil habitantes.

O Coronel Flávio Graff ressalta que as maiores cidades são pontos de atenção para a manutenção do cenário de segurança em Santa Catarina. “As regiões com grande concentração de pessoas, como as grandes cidades, acabam também concentrando maiores índices de violência. Isso sempre nos preocupa e estamos constantemente interagindo com as instituições para realizar operações específicas e pontuais, utilizando mapas de calor e levantamentos de locais com incidências para minimizar esses números.”

Outros dois municípios catarinenses figuram na lista dos cinco com menor taxa de homicídios no país, acima de 100 mil habitantes: Tubarão, com um índice de 3,6 e Brusque, com 4,2.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS