TRE-SC inicia distribuição de urnas eletrônicas para as Eleições 2024
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) deu início nesta semana ao processo de distribuição das urnas eletrônicas para as eleições municipais de 2024. Até o final de agosto, mais de 17.800 urnas serão entregues às 100 zonas eleitorais do estado.
Nos primeiros 10 dias do trabalho, o TRE-SC já encaminhou mais de 2.900 urnas para 16 municípios nas regiões da Grande Florianópolis, Norte, Vale do Itajaí, Serra e Meio-Oeste. O chefe da Sessão de Administração de Urnas do TRE-SC, Milton Barbosa Júnior, explicou que o processo inclui a distribuição de urnas dos modelos 2013, 2015, 2020 e 2022, com base em critérios como a distância da capital e o tamanho dos municípios.
“A cada ano, as urnas passam por testes exaustivos e são verificadas continuamente. Aqueles equipamentos com defeitos são enviados para manutenção e, somente após a correção dos problemas, são distribuídos para as zonas eleitorais”, afirmou.
A distribuição das urnas será concluída até 25 de agosto, conforme o cronograma inicial. Além das urnas, também são entregues cabinas de votação e baterias extras para garantir o funcionamento das urnas em caso de falta de energia no dia da eleição.
Após a distribuição, as urnas passarão por novos testes e a configuração será realizada em audiência pública em cada uma das 100 zonas eleitorais do estado. A configuração inclui a verificação de que o sistema instalado na urna é o mesmo aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O TRE-SC também participa até quinta-feira do 14º Simulado Nacional de Hardware, coordenado pelo TSE. Este teste por amostragem visa identificar e corrigir eventuais falhas nas urnas eletrônicas antes do pleito.