Operação revela esquema de corrupção em Praia Grande; empresário preso e prefeito afastado
No início da manhã desta terça-feira, 23, a Delegacia de Combate à Corrupção da Polícia Civil deflagrou a operação que investiga irregularidades na licitação para a construção da Rua Coberta na Praça São Sebastião, em Praia Grande. A operação revelou um esquema de corrupção envolvendo um empresário e servidores públicos municipais.
Durante a operação, foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra um empresário. O prefeito de Praia Grande, Elisandro Pereira Machado, o Fanica e outro servidor foram afastados dos cargos e cinco mandados de busca e apreensão.
A operação apurou que um agente político da prefeitura contatou o proprietário de uma empresa do Sul do Estado para elaborar o projeto básico da obra. Este projeto, que incluía o memorial descritivo e a planilha orçamentária, foi preparado pelo empresário em conjunto com uma subcontratada e encaminhado a um servidor da prefeitura, que assinou como responsável pela elaboração dos documentos.
A análise da Polícia Civil indicou que o empresário responsável pelo projeto básico pode ter oferecido vantagens indevidas para garantir a vitória de sua empresa na licitação, afastando concorrentes. Este esquema é similar ao investigado na Operação Maktub, deflagrada em Forquilhinha no dia 27 de fevereiro deste ano.
As irregularidades no processo administrativo resultaram em um prejuízo estimado de R$ 240 mil para o município de Praia Grande, devido ao sobrepreço dos materiais listados na planilha orçamentária.