Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Boa notícia para os catarinenses: Conta de luz fica mais barata em agosto

Por Ligado no Sul31/07/2024 10h30
Foto/Ilustrativa

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que, a partir de agosto, a conta de luz dos catarinenses ficará mais barata. O motivo para essa redução é o retorno da bandeira verde, que indica um custo mais baixo para a geração de energia elétrica. A gerente de regulação econômica da Celesc, Fabiane Horongoso, explica os detalhes dessa mudança.

“Em agosto, passaremos da bandeira tarifária amarela, vigente em julho, para a bandeira verde. Esse ajuste é resultado de um aumento  no volume de chuvas, principalmente na região Sul, que permitiu que o acionamento das bandeiras não fosse necessário para o próximo mês,” afirma

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para informar os consumidores sobre os custos variáveis da produção de energia no Brasil. A bandeira verde, que estará em vigor em agosto, significa que não haverá cobrança adicional de R$ 1,88 para cada 100 kWh consumidos, diferentemente da bandeira amarela, que estava em vigor no mês anterior.

Em julho, o cenário era menos favorável devido à expectativa de chuvas fracas e ao aumento do consumo de energia durante um inverno atípico com temperaturas elevadas. “Agora, com a melhoria nas condições climáticas e o retorno da bandeira verde, os consumidores poderão perceber uma redução em suas contas de energia,” destaca a gerente.

A ANEEL também enfatizou a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica, mesmo em períodos de bandeira verde. “Economizar energia é essencial para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo”.

Vale lembrar que a bandeira verde esteve em vigor por 26 meses, de abril de 2022 a junho de 2024, antes da mudança para a bandeira amarela.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS