Museu ao Ar Livre recebe visita de representante do povo Laklãnõ Xokleng
Na última sexta-feira, 2, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel recebeu a visita do professor e representante do povo Laklãnõ Xokleng, Micael Vaipon Weitscha, da Aldeia Bugio, situada em José Boiteux. Durante sua visita, Micael também conheceu a Casa de Pedra e a exposição “Povos Indígenas”, onde teve a oportunidade de explorar o registro de seu povo na região.
Micael Vaipon Weitscha, graduado em Licenciatura Intercultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atualmente cursando mestrado em Linguística na Universidade Federal do Rio de Janeiro, teve conhecimento sobre uma família do povo Xokleng que residiu na área há cerca de dois anos, através da antropóloga Vanessa Lopes, de Urussanga. O jornalista e artista Daniel Librelato, de Orleans, confirmou a mesma informação e mencionou que o Museu ao Ar Livre estava com a Exposição sobre os Xoklengs e a colonização europeia.
“Surgiu a oportunidade de vir conhecer a história da região. Muita gratidão pela recepção da equipe de museólogos. A partilha dos conhecimentos foi importante, de ambas as partes”, comentou Micael.
Além de sua visita, Micael se ofereceu para colaborar com o museu na ampliação das histórias dos povos indígenas Laklãnõ Xokleng, propondo trazer um grupo para apresentações de dança e canto. “Podemos divulgar junto, mostrando a importância da existência da cultura indígena e da colonização europeia”, destacou ele.