Notícias de Criciúma. Por Janine Limas
História inspiradora : o amor pelo violino e a solidariedade que une gerações
Acredito que a maioria das pessoas da nossa região já ouviu falar do Bairro da Juventude. Esta instituição de Criciúma, há décadas trabalha para transformar a vida de milhares de crianças, adolescentes , jovens e até mesmo adultos. Por meio da educação, dos cursos profissionalizantes, dos programas e projetos em diversas áreas como a cultura, a música e o esporte.
Entre os tantos projetos está o da Orquestra de Cordas do Bairro da Juventude, criado há 20 anos. Marcos Antonio Pereira Saturnino, o Quinho, um menino de apenas 10 anos, foi um dos músicos formados na orquestra. O seu desejo pela música,inspirado no professor e a vontade de mudar de vida motivaram o garotinho que hoje é professor de inglês na instituição e conseguiu comprar um novo instrumento.
O antigo violino, que ajudou a mudar a vida do Marcos, agora será instrumento de transformação e de realização de um sonho de Tiffany Palhano Moraes, de 8 anos, que há dois anos se destaca na orquestra pela dedicação e amor pelo violino. Que linda história de gratidão, parabéns ao Marcos e ao Bairro da Juventude por contribuírem com a realização de sonhos.
Arrecadação de brinquedos na Praça Nereu Ramos, sábado(10)
Falando em solidariedade, há poucos meses do Natal, os voluntários do projeto Natal Mais Luz estarão em frente à Casa da Cultura, na Praça Nereu Ramos, em Criciúma, das 9h às 13h recebendo doações de brinquedos novos e usados em bom estado e guloseimas. Todos os itens arrecadados serão destinados para as crianças em situação de vulnerabilidade social de Criciúma no Natal. Além das arrecadações, também ocorrerá a venda de uma ação entre amigos, donuts e carrinhos de madeira 100% nobre. Todo valor arrecadado durante a ação, será convertido na compra de brinquedos e guloseimas. A ação entre amigos custa R$2 (dois reais) cada bilhete. Ao adquirir, o comprador contribuirá com o Natal das crianças e ainda concorrerá a 15 prêmios
Centro de Inovação Criciúma abre edital para instalação de empresas residentes inovadoras
O Centro de Inovação Criciúma, sob a gestão da Unesc, lançou edital para seleção de empresas interessadas em instalar naquele ambiente suas equipes. O CRIO conta com diferentes espaços disponíveis para locação somado à facilidade de oferecer estrutura moderna, áreas de lazer, copa, salas de reuniões, limpeza e estacionamento inclusos.
Para inscrição será necessário, além de preencher o formulário, descrever o modelo de negócio do projeto; enviar um vídeo em formato de pitch com até cinco minutos, além de outros documentos descritos no edital.
O processo de avaliação e seleção dos projetos candidatos será realizado pela Diretoria Executiva do Centro de Inovação de Criciúma, que poderá designar avaliadores com esta finalidade específica, de acordo com a amplitude e complexidade do projeto submetido, com homologação pela diretoria. Os critérios estabelecidos para avaliação dos inscritos são: equipe; tecnologia/grau de inovação; mercado; capital e impacto. A lista dos projetos aprovados em definitivo será publicada até o dia 11 de outubro no site do CRIO.
Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível no link: (https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/364/2024/2) ou ainda pelo telefone (48) 3519-1000 ou e-mail [email protected].