Adeque a linguagem. Por Vanessa Perin
Eu sempre digo que, da mesma forma que não vamos à beira da praia de salto alto nem a uma festa de roupa de banho, devemos adequar a nossa vestimenta ao local que vamos frequentar. O mesmo acontece com a linguagem. Adequá-la ao público para o qual vamos falar é fundamental para que haja entendimento.
Atente-se a este exemplo:
Ana trabalha como gerente de uma loja de roupas e atende diferentes tipos de clientes. Ela percebeu que, ao falar com jovens, usa um tom mais descontraído, enquanto com clientes mais velhos, opta por uma abordagem mais formal.
No atendimento presencial ou virtual (WhatsApp, Instagram, site etc), adaptar seu vocabulário ao público é fundamental. Se você está lidando com um cliente corporativo, use um vocabulário mais formal.
Por exemplo: “Pedro, gostaria de informá-lo que seu pedido foi processado com sucesso”. Já para um público mais jovem ou informal, você pode usar uma linguagem mais casual: “Oi, Pedro, seu pedido já está a caminho!”.
Ao entender e adaptar a linguagem ao seu público, você consegue criar uma conexão mais forte e eficiente, facilitando a comunicação e melhorando o relacionamento comercial.
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