Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Inteligência Artificial revoluciona fiscalização de licitações em SC e evita irregularidades milionárias

Por Ligado no Sul27/08/2024 09h15
Foto/TCE/SC

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) divulgou um balanço dos primeiros quatro meses de operação do sistema de inteligência artificial VigIA, que tem transformado a fiscalização das licitações no estado. Durante esse período, a ferramenta analisou mais de 9.700 editais de licitações, totalizando recursos públicos de aproximadamente R$ 260 milhões. O sistema permitiu a detecção de 78 irregularidades em 103 processos notificados.

O diretor de Informações Estratégicas do TCE/SC, Nilson Zanatto, destacou os benefícios do VigIA para a análise de editais. “O VigIA nos possibilita analisar os editais de forma muito mais célere do que era feito anteriormente, quando a leitura era realizada manualmente pelos auditores. Hoje, conseguimos processar todos esses editais com muito mais eficiência. A nossa estruturação interna no Tribunal de Contas e a dos municípios está permitindo que analisemos quase todos os editais e outros aspectos que ainda não conseguimos avaliar completamente.”

O sistema não só facilitou a análise dos editais, mas também teve um impacto direto na correção de irregularidades. Com o suporte do VigIA, 78 irregularidades foram sanadas antes mesmo da publicação dos editais, prevenindo potenciais erros em licitações que somam R$ 160 milhões. Zanatto explicou que o VigIA é parte de um grande projeto do TCE/SC para aprimorar a fiscalização e a apuração dos atos administrativos. “O sistema faz parte de um projeto maior para trabalhar a fiscalização e a apuração concomitante aos eventos administrativos. Recebemos os editais antes da sua publicação, o que nos permite identificar e alertar sobre possíveis irregularidades ou erros nos documentos, garantindo melhores contratações na administração pública”, disse Zanatto.

O sistema VigIA permite que o Tribunal de Contas receba os editais antes de sua publicação oficial. Em caso de inconsistências, a ferramenta emite alertas para a equipe da Diretoria de Licitações e Contratações, que realiza análises detalhadas e orienta os gestores sobre a necessidade de ajustes e correções. Esta abordagem proativa não só previne problemas futuros como também assegura que as contratações públicas sejam realizadas com maior transparência e conformidade.

Com o sucesso inicial do VigIA, o TCE/SC planeja expandir sua aplicação para outros aspectos da administração pública, como editais de concursos públicos, planos de governo e leis orçamentárias.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS