Fórum de Discussão gratuito sobre Parkinson oferece apoio aos portadores da doença em Criciúma
Evento de conscientização será promovido nesta quinta-feira, dia 5, a partir das 19h, em alusão ao aniversário de um ano da Stabile
Em alusão ao aniversário de um ano do Núcleo de Apoio ao Parkinsoniano (Stabile) e ao Dia Municipal de Conscientização e Apoio aos Portadores de Doença de Parkinson, o Auditório Ruy Hülse, localizado no bloco S da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), será palco do 1º Fórum de Discussão sobre os avanços e tratamentos da Doença de Parkinson. O evento, promovido com apoio do Programa de Atendimento aos Portadores de Parkinson (ProPark), que ocorre nesta quinta-feira, dia 5, às 19h, é aberto ao público com entrada gratuita.
A programação conta com a participação de especialistas de diversas áreas da saúde, como neurologistas, fisioterapeutas e farmacêuticos. A abertura será por conta da presidência da Stabile, Tatiana Fernandes D’Agostin Felisbino e Pedro Carlos Mendes. Em seguida, Rubya Pereira Zaccaron, mestre em Ciências da Saúde, apresentará o projeto de extensão ProPark.
Um dos destaques da noite será a palestra da farmacêutica Dra. Flávia Karine Rigo, que abordará o tema “Cannabis Medicinal: Mecanismos de Ação na Doença de Parkinson”. A doutora em Farmacologia explorará o potencial dos compostos canabinóides no tratamento da doença.
O evento também contará com a presença da presidente da Associação Viva Parkinson de Joinville, Alessandra Bornhausen Meneghini, que compartilhará sua experiência de nove anos com o diagnóstico da doença. Além disso, o neurocirurgião, Dr. Bruno Lóz, se juntará com Alessandra para falar sobre a cirurgia DBS (Deep Brain Stimulation, em inglês). Para encerrar a noite, o neurologista, Dr. Guilherme Romano Soratto, discutirá sobre o tratamento de tremores para os parkinsonianos, destacando avanços e perspectivas.