Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Hemosc alerta para baixa nos estoques de sangue e faz apelo por novas doações

Por Ligado no Sul17/09/2024 09h30
Foto/Ilustrativa

Os bancos de sangue de Santa Catarina enfrentam uma situação preocupante com os estoques de cinco dos oito tipos sanguíneos abaixo do ideal. De acordo com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Hemosc), o volume de sangue dos tipos O positivo e O negativo é considerado crítico e classificado como situação de alerta. Além disso, os estoques dos tipos A negativo e B negativo estão reduzidos e também necessitam de reposição urgente. Somente os tipos A positivo, B positivo e AB positivo estão com níveis estáveis.

A diretora geral do Hemosc, Patrícia Karsten, reforça a importância das doações e faz um apelo à população. “A gente precisa que as pessoas entendam que não tem substituto para o sangue, e hoje a gente precisa dele pronto nos hospitais, a hora que for necessário. Ninguém está livre de ter um acidente ou passar por uma situação que exija sangue. Sem sangue, não tem cirurgia cardíaca, não tem grandes cirurgias”, explicou Patrícia.

Ela ainda destaca a necessidade de novos doadores para garantir que o sistema continue funcionando, já que os doadores frequentes nem sempre podem doar. “A gente conta com o apoio das pessoas. Temos doadores que vêm com frequência, mas precisamos de novos doadores, porque as pessoas também envelhecem, adoecem, e nem sempre conseguem vir. Quem precisa do doador é o paciente, uma pessoa, que pode ser pai, mãe, filho, o amor de alguém. Nós somos só o meio de campo. Pegamos o sangue do doador, processamos e encaminhamos para o paciente”, pontuou a diretora.

O Hemosc possui sete hemocentros e duas unidades de coleta distribuídos por diversas regiões do estado. Para quem deseja se tornar doador, Patrícia Karsten orienta que todas as informações necessárias estão disponíveis online. “No site, tem horários, locais de atendimento, e dá para fazer o agendamento. Tem as principais dúvidas: não venha em jejum, quem pode doar, quem não pode, os critérios, porque há muitas medicações e vacinas envolvidas. Se tiver dúvida, faça contato, mande e-mail, telefone, que a gente esclarece tudo. E no dia da doação, traga o documento oficial com foto e fique tranquilo, é um ato seguro”, finalizou.

O agendamento das doações e os contatos dos hemocentros e unidades de coleta estão disponíveis no site do Hemosc: http://hemosc.org.br

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS