Cléber Silva, candidato pelo PT, apresenta suas propostas para Braço do Norte
O Jornal da Guarujá conversou também, na manhã desta quinta-feira, com Dr. Cléber Silva, candidato a prefeito de Braço do Norte pelo PT.
Em sua apresentação, Dr. Cléber compartilhou um pouco sobre sua trajetória: “Sou advogado e atuo na área do Direito Empresarial, aqui, para empresas de pequeno e médio porte. Fui servidor público durante 16 anos, vereador na legislatura de 2009 a 2012, e depois de 16 anos, mais uma vez, coloquei o meu nome à disposição para disputar a eleição a prefeito aqui no município de Braço do Norte.”
Campanha eleitoral
Com a eleição marcada para o dia 6 de outubro, Cléber enfatizou que a campanha está entrando na reta final e mencionou a complexidade de um cenário com quatro candidatos concorrendo ao cargo de prefeito. “Hoje Braço do Norte pela primeira vez na sua história conta com quatro candidaturas a prefeito, então esse jogo mudou muito, porque muda toda a estratégia política dos partidos, muda toda a postura do eleitor”, afirmou o candidato. Ele destacou que, com mais opções, o eleitor precisa analisar detalhadamente as propostas de cada candidato para fazer uma escolha consciente.
Educação, saúde e infraestrutura
Entre os principais pontos de seu plano de governo, o candidato deu ênfase à ampliação do atendimento nas creches municipais, uma demanda constante da população, segundo ele. “Hoje a gente tem muita reclamação aqui de pais que precisam trabalhar e não tem vaga na creche para poder colocar o seu filho. É uma questão mínima que o Estado, o poder público, pode oferecer”, apontou.
Na saúde, Cléber propõe a contratação de mais profissionais, como psicólogos, para atender a demanda reprimida na área de saúde mental. “Essa inclusão dentro da saúde mental precisa evoluir. Temos que oferecer mais profissionais, há uma demanda muito reprimida aqui de psicólogos. Precisamos estar contratando esses profissionais para que possam estar oferecendo esse serviço com melhor qualidade.”
Críticas à gestão da Casan e propostas para saneamento básico
Um dos temas mais abordados pelo candidato foi a situação do saneamento básico no município. o candidato pelo PT criticou a Casan pela falta de investimento e pelo serviço prestado, defendendo a municipalização do atendimento. “A nossa proposta também é municipalizar o serviço da Casan. Hoje, com a estatal, é pago, esse recurso vai para o Estado e é dividido entre todos os serviços onde tem concessão da Casan nos municípios de Santa Catarina. Nós precisamos dar um basta nisso e realmente municipalizar esse serviço, oportunizar para as pessoas uma taxa mais condizente com a nossa realidade e, óbvio, oferecer um serviço de melhor qualidade.”
Segundo ele, o contrato de concessão assinado com a Casan em 2013 previa o tratamento de água e esgoto em 47% do município, mas o serviço está estagnado desde então. Cléber pretende romper o contrato judicialmente, criando o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) e, assim, ter mais controle sobre os recursos arrecadados e a qualidade do serviço oferecido aos cidadãos.
Saúde mental e combate ao suicídio
Outro ponto destacado pelo candidato foi a saúde mental da população e a necessidade de campanhas de prevenção ao suicídio no município. “Essa preocupação com a saúde mental como a saúde dos especiais será uma bandeira muito forte no nosso programa de governo também”, afirmou. Ele ressaltou que pretende intensificar as ações já existentes, apoiando e ampliando programas voluntários que atuam na prevenção e cuidado com a saúde mental.
Confira entrevista completa