No quadro “Bom Dia, Prefeito”, Estêner Soratto fala sobre desafios e responsabilidade após votação histórica em Tubarão
Na manhã desta terça-feira, 8, o Jornal da Guarujá conversou com Estêner Soratto no quadro “Bom Dia, Prefeito”. Considerado uma revelação na política sul-catarinense, o jovem prefeito eleito de Tubarão se destacou ao longo dos últimos anos ocupando importantes cargos públicos, eleito vereador em 2020, deputado estadual em 2022, assumiu o comando da Casa Civil em 2023. Agora, ele assume o comando de uma das cidades mais relevantes do sul de Santa Catarina, que possui a segunda maior economia da região, atrás apenas de Criciúma.
Soratto conquistou uma vitória avassaladora nas urnas, com 73,30% dos votos válidos, o que equivale a 42.767 votos. “É uma alegria ter recebido essa votação histórica na cidade de Tubarão. Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes e que não estavam em reeleição, eu tive a maior votação de todos. Isso é motivo de muito orgulho, mas também aumenta a responsabilidade que temos à frente da prefeitura a partir do dia 1º de janeiro de 2025”, ressaltou Soratto durante a entrevista.
Com uma carreira política marcada por conquistas em um curto período de tempo, o prefeito eleito comentou sobre sua trajetória. “Participei de três eleições nos últimos quatro anos: me elegi vereador em 2020, deputado em 2022 e agora prefeito em 2024. Uma vida política bastante intensa, que só aumenta a nossa responsabilidade. Tivemos uma eleição disputada, mas conseguimos uma votação histórica que reflete o resultado do nosso trabalho e do apoio recebido”, explicou.
O novo prefeito de Tubarão herda uma administração abalada por escândalos de corrupção em 2023, que culminaram na prisão e renúncia do prefeito e vice-prefeito anteriores. Questionado sobre como pretende resgatar a confiança da população e colocar a cidade de volta nos trilhos, Soratto enfatizou a necessidade de união. “Agora é o momento de desmontar o palanque, enrolar as bandeiras e se unir para reconstruir a cidade. A prefeitura precisa de uma grande reorganização administrativa, e eu fico feliz por ter sido escolhido para liderar esse processo, que será marcado pela transparência e pela eficiência”, afirmou.
Soratto também compartilhou seus planos para reorganizar a prefeitura e construir um governo baseado no diálogo e na colaboração com a comunidade. “A transparência passa não só pelo portal da transparência, mas também pelo compartilhamento de informações. Queremos envolver o setor econômico e cada cidadão, para que todos tenham conhecimento sobre o que está acontecendo e possam participar das decisões sobre onde investir os recursos”, destacou.
Sobre a composição do secretariado e o processo de transição com a atual gestão, Soratto afirmou que as decisões sobre a equipe de governo serão tomadas no próximo mês. “Ainda estamos cuidando da transição. O prefeito atual está viajando para Brasília e retornará na quinta-feira. Na próxima semana, marcaremos uma reunião para definir as equipes de transição, tanto a nossa quanto a dele, para garantir uma passagem de governo tranquila”, disse. Ele indicou Carlos Eduardo de Bona Portão, advogado e contador, como responsável por coordenar a equipe de transição. Portão é funcionário de carreira da prefeitura e já foi secretário de administração do município.
Ao avaliar o impacto do PL em sua eleição, Soratto destacou a importância do apoio do governador Jorginho Mello e do presidente Jair Bolsonaro, mas também atribuiu o resultado a uma série de fatores. “A vitória nunca é resultado de um único motivo. No meu caso, o apoio do governador e do presidente foi fundamental, mas nós também tínhamos uma equipe muito dedicada e um histórico que combinava com o que o eleitor estava buscando: uma gestão honesta e séria”, disse o prefeito eleito, acrescentando que a população reconheceu o compromisso de Mello com a saúde e a educação durante sua gestão.
Por fim, Soratto comentou a composição da Câmara de Vereadores de Tubarão, que terá 11 dos 15 vereadores eleitos pela sua coligação. “Estou muito feliz com a composição. Com esse time, temos condições de aprovar não só leis ordinárias, mas também as leis complementares, transformando a cidade com o apoio da Câmara”, concluiu.
Confira entrevista completa