Mudança no esquema vacinal contra poliomielite: “gotinha” será substituída por vacina injetável
O Ministério da Saúde anunciou uma mudança no esquema vacinal contra a poliomielite, que será implementada até 4 de novembro. As duas doses de reforço com a vacina oral poliomielite bivalente (a gotinha) serão substituídas por uma dose da vacina inativada, injetável. A partir de agora, o esquema vacinal será composto exclusivamente pela VIP (Vacina Inativada Poliomielite).
Ariele Fialho, gerente de imunização da DIVE, explicou: “Essa estratégia mostra que estamos bem atentos na vigilância contra a poliomielite. Embora a doença esteja praticamente eliminada, ainda existe o risco de retorno. Com a vacina injetável, vamos proteger contra os três tipos de poliomielite.”
A poliomielite, ou paralisia infantil, pode causar paralisia irreversível, especialmente em crianças menores de 5 anos. Em Santa Catarina, a vacinação faz parte do calendário nacional. “Usamos a VIP no esquema primário das crianças aos 2, 4 e 6 meses. Agora, a dose de reforço aos 15 meses, que era com a gotinha, também será com a VIP”, acrescentou Ariele.
O Brasil está há 34 anos sem registrar casos de poliomielite e busca garantir que continue assim. Em 2023, a cobertura vacinal atingiu 86%, um avanço em relação aos 77% do ano anterior. Ariele enfatizou: “A imunização é a única forma de prevenção contra a poliomielite. Precisamos de altas coberturas vacinais, então, pais e responsáveis, fiquem de olho nas cadernetas das crianças, adolescentes e até dos adultos!”