Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Orleans realiza segundo Congresso Sul Catarinense de Urgência e Emergência com enfoque na equipe multiprofissional

Entre os dias 25 e 27, a cidade recebe participantes de toda Santa Catarina e de estados vizinhos.

Por Ligado no Sul23/10/2024 12h00
Foto/Redação

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, a cidade de Orleans realiza o Segundo Congresso Sul Catarinense de Urgência e Emergência, que acontecerá no Centro Universitário Barriga Verde (Unibave). O evento, que traz como tema central a “Equipe Multiprofissional no Serviço de Urgência e Emergência – Desafios e Potencialidades”, reunirá profissionais da área da saúde de diversas regiões do Brasil. A programação inclui palestras, mesas-redondas e cursos de capacitação. As inscrições seguem abertas até o início do evento, na sexta-feira, e  podem ser através  deste link.

Na manhã desta quarta-feira, 23, o Jornal da Guarujá  recebeu em seus estúdio Karla Pickler Cunha, coordenadora da Unidade de Suporte Básico do SAMU de Orleans, e Marco Antônio Valente, diretor de departamento, para falar mais sobre a importância do evento e suas expectativas.

Karla destacou que o congresso terá início na sexta-feira, dia 25, às 19h30, com a abertura oficial. “Teremos a presença de autoridades do município e do Estado, como o superintendente da Rede de Urgência e Emergência de Santa Catarina, Marcos Antônio Fonseca, e o diretor do atendimento pré-hospitalar móvel, Dionísio  Medeiros. Além deles, também participarão o prefeito de Orleans, Jorge Koch, e o secretário de Saúde, Murilo Debiasi Ferrareis, além de outros profissionais envolvidos na área”, ressaltou.

Logo após a abertura, a enfermeira Juliana dos Reis Guaresi, coordenadora do Núcleo de Urgência e Emergência do Estado de Santa Catarina, fará uma palestra abordando a importância da educação permanente na área da saúde. “A educação permanente é essencial para que os profissionais de urgência e emergência estejam sempre atualizados, garantindo a melhor qualidade de atendimento aos pacientes”, enfatizou Karla.

Marco Antônio Valente complementou falando sobre a logística do congresso, que reunirá profissionais de todo o Estado de Santa Catarina e de outros estados como Paraná e Rio Grande do Sul. “Esse congresso é fundamental para o aprimoramento dos profissionais de saúde, especialmente aqueles que atuam no atendimento pré-hospitalar (APH), pois oferece a oportunidade de atualização em protocolos e troca de experiências”, afirmou.

A coordenadora da Unidade de Suporte Básico do SAMU de Orleans, também destacou a relevância de eventos desse porte para a economia local, já que muitos participantes irão se hospedar na cidade e consumir no comércio local. “É uma iniciativa do município, com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Saúde, em parceria com o Unibave. É um orgulho para Orleans receber um evento dessa magnitude, não há nenhum outro evento deste porte em nosso estado”, disse.

Um dos pontos altos do congresso será a presença de palestrantes de renome internacional, como a médica japonesa Júnia Shizue Sueoka e o doutor Mauricio Lemos. Além disso, diversas oficinas práticas serão oferecidas aos participantes, com foco na capacitação e no desenvolvimento de habilidades essenciais para o trabalho na urgência e emergência.

Karla ainda comentou sobre os desafios enfrentados pelos profissionais da área, tanto em termos de protocolos atualizados quanto de estrutura. “A tecnologia na área da saúde avança constantemente, e é essencial que a estrutura e os materiais acompanhem essas inovações. Em Orleans, estamos em processo de ampliação da nossa base de atendimento e aquisição de novos equipamentos, mas ainda há muito a ser feito para garantir as melhores condições de trabalho para nossos profissionais”, explicou.

O congresso se consolida como o maior evento do sul do Estado na área de urgência e emergência, e sua organização é fruto do trabalho conjunto entre a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Saúde e o Unibave. As expectativas são altas, e os organizadores esperam receber um grande número de participantes, garantindo mais uma vez o sucesso do evento, que busca proporcionar mais conhecimento e qualificação para os profissionais da área, com reflexos diretos na qualidade do atendimento à população.

Confira entrevista completa 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS