Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Santa Catarina inicia diplomação dos eleitos nas eleições municipais

Confira as datas e locais de diplomação nas cidades da região

Por Ligado no Sul09/12/2024 11h00
Foto/Reprodução

A diplomação dos candidatos eleitos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em Santa Catarina começa nesta segunda-feira (9) e seguirá até o dia 19 de dezembro. As cerimônias de diplomação são organizadas pelas zonas eleitorais responsáveis por cada município e têm como objetivo oficializar que os eleitos estão aptos a tomar posse de seus cargos.

De acordo com a coordenadora de partidos políticos do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Patrícia Sardá, a diplomação é um ato formal que ratifica o resultado da eleição. “Esse ato habilita o candidato eleito a tomar posse no cargo e garante que ele está apto a exercer suas funções”, explicou. “O diploma é um dos documentos necessários para comprovação da habilitação ao exercício do cargo. Ele vai ser apresentado no órgão onde o candidato tomará posse”, acrescentou.

Em Santa Catarina, a posse de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2025, conforme a Constituição Estadual. Entre os municípios mais populosos, Joinville diplomará os eleitos na quinta-feira (12), Florianópolis no dia 17 e Blumenau no dia 18. A cerimônia é pública, mas, conforme a logística de cada município, a capacidade de público pode ser limitada, como detalha a coordenadora.

“É uma sessão pública, mas por questões de logística e do tamanho dos espaços, nem todos poderão estar presentes no local. O juiz eleitoral da zona eleitoral, junto com mais dois membros designados pelo tribunal, compõem a junta eleitoral que realiza a diplomação. Ela é responsável pela proclamação dos eleitos, totalização dos resultados e agora pela diplomação”, afirmou Patrícia Sardá.

A diplomação ocorre após a análise das prestações de contas dos candidatos eleitos, que deve ser realizada até três dias antes da cerimônia, conforme a legislação eleitoral. A solenidade de posse, que acontecerá posteriormente, será marcada pela Câmara Municipal de cada cidade.

Em Orleans, a cerimônia de diplomação do prefeito eleito Fernando Cruzetta, da vice-prefeita eleita Leonete Librelato, e dos 11 vereadores eleitos ocorrerá no dia 19 de dezembro, às 14h, na Câmara Municipal.

As cerimônias de diplomação em outras cidades do Estado também estão agendadas para os seguintes locais e datas:

  • Bom Jardim da Serra: 16/12/2024, no Salão do Júri/Fórum de São Joaquim, às 9h
  • Braço do Norte: 18/12/2024, no Salão Nosso Senhor do Bom Fim, às 16h30
  • Criciúma: 18/12/2024, no Salão do Júri/Fórum de Criciúma, às 14h
  • Içara: 17/12/2024, no Salão do Júri/Fórum de Içara, às 16h
  • Imbituba: 18/12/2024, na Câmara Municipal de Imbituba, às 15h
  • Laguna: 17/12/2024, no Cine Teatro Mussi de Laguna, às 18h
  • São Joaquim: 16/12/2024, no Salão do Júri/Fórum de São Joaquim, às 9h
  • Siderópolis: 18/12/2024, no Salão do Júri/Fórum de Criciúma, às 14h
  • Sombrio: 18/12/2024, na Câmara Municipal de Jaguaruna, às 16h
  • Tubarão: 18/12/2024, no Salão do Júri/Fórum de Tubarão, às 15h
  • Urussanga: 19/12/2024, na Câmara Municipal de Cocal do Sul, às 14h

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS