Estação Verão 2024/2025 em SC: 3,1 milhões de turistas são esperados
Segurança reforçada e novidades marcam a temporada de verão no estado.
Santa Catarina está pronta para receber 3,1 milhões de turistas entre dezembro de 2024 e março de 2025, com um reforço recorde na segurança e infraestrutura. O lançamento da Estação Verão 2024/2025, realizado na manhã dessa segunda-feira (16), no Grupamento de Busca e Salvamento dos Bombeiros Militares, na Beira-mar Norte, em Florianópolis, marcou o início dos preparativos para uma temporada com foco em segurança, inovação e infraestrutura.
O evento contou com a presença do governador Jorginho Mello, deputados, o senador Jorge Seif, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e a prefeita de Itapema, Nilza Simas. Durante a cerimônia, o governador destacou os investimentos feitos pelo governo para garantir que os turistas e catarinenses possam aproveitar o verão com segurança.
“Estamos preparados, com equipes reforçadas, e vamos atender muito bem esses mais de 3 milhões de turistas. Vamos fazer a Estação Verão mais segura de todos os tempos com esses investimentos do Governo do Estado”, afirmou Jorginho Mello.
Criação da Polícia do Turismo e segurança bilíngue
Uma das principais inovações para esta temporada será a criação da Polícia do Turismo, uma ação inédita que visa proporcionar maior segurança e acolhimento aos turistas internacionais. Em parceria com a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e a Secretaria de Turismo (SETUR), policiais bilíngues serão destacados para atender especificamente os visitantes estrangeiros nas praias e balneários. Com braçais de identificação, esses policiais terão a missão de facilitar a comunicação e garantir a segurança nas áreas de maior fluxo turístico.
“É mais uma medida que acolhe cada vez melhor os visitantes internacionais”, explicou a secretária em exercício do Turismo, Catiane Seif. O comandante da PMSC, coronel Aurélio Pelozato, também ressaltou que os turistas estrangeiros serão muito bem-vindos ao “mais belo e seguro Estado do Brasil”.
Operação Estação Verão 2024/2025
Com um investimento de R$ 92 milhões em 2024, a Operação Estação Verão contará com a participação de 7 mil agentes de segurança, 3.192 viaturas, 459 motocicletas, 163 embarcações e 6 helicópteros. A operação abrangerá uma extensa faixa litorânea de 560 km, cobrindo 33 cidades catarinenses. Além do reforço das forças policiais, serão realizadas ações de prevenção e de educação no litoral, incluindo a distribuição de pulseiras de identificação para crianças e pessoas com deficiência.
“Quando recriou a Secretaria de Estado da Segurança Pública, essa foi a missão dada pelo governador Jorginho Mello: a integração das forças policiais e o reforço nas atuações conjuntas, como essa que vemos hoje”, explicou o secretário de Segurança Pública, Flávio Graff.
O Corpo de Bombeiros Militar também terá papel fundamental durante o período, com 470 bombeiros atuando diariamente nas praias catarinenses, garantindo a segurança dos banhistas e a presença constante dos guarda-vidas em mais de 150 localidades.
Aumento de turistas e cruzeiros
O estado espera um crescimento significativo no número de turistas em 2024/2025. A temporada de voos internacionais deve registrar um aumento de 23% no número de passageiros, com novos voos conectando cidades como Buenos Aires, Montevidéu, Lisboa e Santiago. Santa Catarina se consolidou como um destino turístico global, oferecendo desde as paradisíacas praias do litoral até as montanhas da Serra Catarinense, com uma diversidade de atrações o ano todo.
Além disso, a temporada de cruzeiros também promete ser uma das maiores da história do Estado. A previsão é de que 427 mil turistas embarquem em 121 escalas, um aumento de 15,41% em relação à temporada anterior. Serão 30 navios, um crescimento de mais de 100% em relação aos 12 navios de 2023/2024.
Investimentos em infraestrutura e saúde
Em paralelo ao reforço na segurança, o Governo do Estado está investindo em melhorias na infraestrutura para garantir que as cidades catarinenses possam suportar o aumento populacional durante o verão. A Casan e a Celesc, estatais responsáveis pelos serviços de água e energia, estão investindo quase R$ 2 bilhões em obras estruturantes. Essas ações visam assegurar o fornecimento de água e energia para os moradores locais e os turistas.
Na área da mobilidade, a instalação de câmeras de videomonitoramento e a criação de recuos na SC-401 são algumas das iniciativas que visam otimizar o trânsito e facilitar a circulação de veículos. Também está prevista a restrição de tráfego de veículos pesados na SC-401, durante os horários de maior fluxo, para garantir maior agilidade no trânsito.
Ações na saúde e educação ambiental
A saúde também será uma prioridade. O Governo do Estado ampliará o atendimento de emergência com a introdução de motolâncias e a ampliação do número de ambulâncias no litoral. Em Balneário Camboriú, um posto de atendimento 24 horas será inaugurado, enquanto uma nova Unidade de Suporte Avançado será instalada em Itapema. Além disso, um avião com suporte avançado será disponibilizado para emergências aéreas.
No âmbito da educação ambiental, o Estado promoverá o Programa “Jogue Limpo com o Meio Ambiente”, com ações educativas nas praias para conscientizar os turistas sobre a preservação ambiental. O Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) também lançará uma série de vídeos educativos voltados para as crianças, com o tema “Cuidar do Mar Começa Pelo Lar”.