Guilherme Valente, reitor do Unibave, fala sobre ampliação de vagas sociais e o impacto da educação
O reitor do Unibave, Guilherme Valente, esteve presente nesta quinta-feira (19) para conversar com o Jornal da Guarujá e trazer boas notícias para a comunidade de Orleans. “É um prazer gigantesco estar aqui novamente, ainda mais, trazendo algumas notícias boas para a nossa comunidade”, afirmou Valente.
Uma das principais pautas discutidas foi a ampliação das vagas sociais na instituição. Valente destacou o sucesso do edital lançado anteriormente, que ofereceu vagas gratuitas para os alunos de Orleans e região. “Nós, como instituição comunitária, estamos aqui para o desenvolvimento de Orleans e toda a nossa região. Lançamos um edital com cinco vagas por curso com matrícula social, e vimos que essa demanda foi preenchida muito rapidamente. Praticamente na primeira semana, Medicina Veterinária já estava com todas as vagas preenchidas”, contou o reitor. Ele explicou que, para atender essa demanda, o Unibave decidiu ampliar o número de vagas. “Agora, essa semana, decidimos ampliar mais cinco vagas por curso, somando 90 vagas de matrícula social em toda a instituição, com 10 vagas por curso em todos os 16 cursos oferecidos”, afirmou Valente.
A proposta de matrícula social visa garantir que pessoas de baixa renda, mas com grande potencial, tenham acesso ao ensino superior. “A matrícula social é para aqueles que querem estudar, crescer na vida e ser um diferencial para suas famílias e para a sociedade. Temos um processo rigoroso para conceder essas vagas, e esses alunos, ao ingressarem, têm o compromisso de tentar a bolsa do Programa Universitário Gratuito”, explicou o reitor.
Valente também foi claro ao afirmar que a ampliação das vagas não se limita apenas aos cursos de Medicina Veterinária. “Sim, todos os cursos estão contemplados, inclusive Medicina Veterinária. São 16 cursos no total, com 10 vagas por curso. Estamos esperando todos aqueles que têm interesse em ingressar na universidade”, disse. Ele ainda acrescentou que as inscrições para essas vagas começaram na terça-feira e terminarão nesta sexta-feira, 19.
Em relação ao processo de inscrição, Valente destacou que não há provas para as vagas sociais. “Não tem prova, é só cumprir com os requisitos do edital, que estão bem claros. A pessoa precisa ter uma renda familiar per capita de até dois salários mínimos e ser residente em Santa Catarina há pelo menos cinco anos”, explicou. Valente também revelou que, neste ano, todos os alunos que entregaram a documentação corretamente receberam a bolsa do Programa Universitário Gratuito. “100% dos alunos que entregaram todos os documentos corretamente receberam a bolsa, e ainda sobrou recurso para mais bolsas. Para o próximo ano, a expectativa é aumentar o número de bolsas em 200 novas vagas”, disse.
Sobre o impacto dessas ações na comunidade, Valente comentou sobre a importância da educação para o desenvolvimento pessoal e social. “Quando uma pessoa recebe a bolsa e se forma, ela transforma a sua família e sua comunidade. A educação é a chave para melhorar a qualidade de vida e gerar um impacto positivo na sociedade”, afirmou. Ele citou também exemplos de empresários da região que estão recrutando jovens aprendizes e incentivando-os a buscar o ensino superior.
O reitor também fez um balanço positivo do ano de 2024 para o Unibave, destacando a primeira gestão que está se encerrando. “Foi um ano muito bom para a instituição, estamos fechando a primeira gestão, com a reeleição, e com muitos projetos em andamento. Graças a Deus, conseguimos cuidar bem da parte financeira da instituição e buscar parcerias, como a emenda do deputado Thiago Zilli para a compra de equipamentos para o hospital veterinário”, disse.
Valente também falou sobre os projetos futuros, como a construção de uma arena multiuso em Orleans, que poderia receber eventos esportivos e culturais de grande porte. “Estamos correndo atrás desse projeto desde 2021, e a ideia é que a arena seja um marco para a gestão e para a cidade de Orleans. Queremos fazer isso acontecer, com o apoio da prefeitura e da bancada de deputados”, afirmou.
Sobre a relação da instituição com a cidade de Orleans, Valente destacou a importância do Unibave para o desenvolvimento local. “É muito difícil uma cidade com 24 mil habitantes ter uma instituição de ensino superior, e ainda mais com a qualidade do Unibave. Somos uma instituição nota máxima no MEC, e todos os nossos cursos têm nota 4 ou 5. Isso mostra o excelente trabalho que estamos fazendo”, concluiu o reitor.
Com a ampliação das vagas sociais e os projetos em andamento, o Unibave continua a desempenhar um papel fundamental na transformação da vida de muitas pessoas em Orleans e na região. Valente concluiu o encontro com um convite à comunidade: “Quem tem interesse em estudar, não perca a oportunidade. Venha até a nossa instituição e faça parte dessa transformação”.
Para mais informações acesse o site oficial do Unibave.
Confira a entrevista completa